Quarta, 17 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Avatar

Publicado em 13 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Eloisa Galdino com o seu livro (Júnior Santos)

Eloísa

O livro “Política para quem? Crônicas da Pandemia”, da jornalista Eloisa Galdino será lançado nesta quarta-feira (13), às 17h30, no Museu da Gente Sergipana. No evento, a autora estará disponível para autógrafos e para compartilhar suas experiências durante o processo de escrita.

Décimo

O prefeito Edvaldo Nogueira anunciou, nesta terça-feira (12), o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores da Prefeitura de Aracaju. Através das redes sociais, o gestor informou que a gratificação natalina será creditada antecipadamente na conta de todos os trabalhadores da administração direta e indireta, ativos e inativos, nesta quinta-feira, 14, ao longo do dia.

Valor

Durante a transmissão, Edvaldo destacou que, com o pagamento do décimo terceiro, serão injetados na economia local R$ 65 milhões.

Governo

O Governo do Estado antecipou calendário de pagamento de servidores do mês de dezembro e inicia repasse da folha a partir da próxima quarta-feira (20), quando recebem aposentados e pensionistas.

Demais

No dia 21 serão pagos os salários dos servidores das secretarias de Estado da Educação, da Saúde e fundações de Saúde. Já no dia 22 recebem os trabalhadores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações.

Recesso

Mais duas prefeituras deram recesso de final de ano em Sergipe. Com os decretos, Amparo do São Francisco e Canhoba só voltarão as atividades dia 15 de janeiro. Antes, Itaporanga também deu recesso e o município de Canindé do São Francisco decretou, mas acabou revogando em função das ameaças do Ministério Público de Contas.

Braskem

O senador Rogério Carvalho (PT) foi indicado como integrante titular da CPI da Braskem. O colegiado fechou em 11 nomes para a composição da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o desastre em Maceió.

Definição

O PT e o PDT ainda não formalizaram as indicações, mas os nomes foram definidos internamente nos partidos. O Partido dos Trabalhadores foi um dos que mais demoraram a fazer a indicação de nomes para a CPI, que tem como alvo uma empresa da qual a Petrobras é acionista.

Mina 18

A CPI deve se tratar, entre outros pontos, sobre o rompimento da mina 18 da Braskem, em Maceió. Segundo a Defesa Civil da capital alagoana, toda a área afetada estava desocupada e o rompimento não levou a tremores de terra ou ao comprometimento de minas próximas.

Livro

‘O Marco de Manuel em cartas, relatos e memórias’, da jornalista e escritora, Suzy Guimarães, é o título do livro que conta a história de Manuel Marcos dos Santos, que se tornou médico cirurgião e homem público do Estado de Sergipe. Será lançado no próximo dia 19, às 16 horas, no Hall da Assembleia Legislativa.

Biografia

Já o professor e escritor Jorge Carvalho do Nascimento lança nesta sexta-feira (15), o livro Jackson Barreto, Tempo e Contratempo. Será durante a programação da Bienal do Livro de Itabaiana, às 17h30, no shopping Peixoto. O livro já foi lançado em Aracaju.

Brasília

O governador Fábio Mitidieri compôs dispositivo no anúncio de Financiamento dos Bancos Públicos para Investimentos nos Estados, ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho; de São Paulo, Tarcisio de Freitas; de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, vice-governadora do Ceará, Jade Romero; presidentes do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, do BNDES; vice-presidente Geraldo Alckmin; e ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Atenção

Fábio Mitidieri pontuou a atenção que o presidente Lula tem com Sergipe e afirmou que a parceria com o BNDES vai possibilitar um novo momento na cultura do estado. “Quando a gente firma esse empréstimo para o programa Viva Sergipe, voltado para a cultura e para o turismo, damos uma nova cara para a cultura sergipana e para o turismo sergipano. Serão 15 projetos entre reforma da biblioteca, construção de museus que permitirão um novo momento”, explicou.

Integração

Em seu discurso, o presidente Lula destacou a importância do trabalho conjunto entre União e estados, reforçando a determinação administrativa de atender gestores públicos independente de partido.

Financiamento

Para Lula, os bancos públicos existem para fazer aquilo que a iniciativa privada não quer fazer. “Por isso, a orientação é que prefeitos e governadores que tiverem as contas em dia, tenham direito de ir ao banco pedir financiamento e o banco financiar. Não quero saber o partido, vamos tratar todos igualmente”, destacou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade