Sexta, 19 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Avatar

Publicado em 22 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Mitidieri

O governador Fábio Mitidieri (PSD) fez uma visita aos vereadores de Aracaju nesta quinta-feira (21). Ele conversou com os vereadores e reclamou da redução de 40% para 5% o remanejamento do orçamento por parte do prefeito Edvaldo Nogueira. Acha que “vai doer no povo”.

Veto

Segundo o presidente da Câmara, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), se o prefeito vetar a emenda corre o risco de não poder remanejar nem 5% nem 40% do orçamento no caso dos vereadores derrubarem o veto, mediante art. 109 da Lei Orgânica do Município. “Não queremos isso. É hora de sentar e dialogar e o prefeito vai ver que os projetos que encaminhar pedindo remanejamento não haverá problema se for do interesse do povo”, explicou.

Café

Na sexta-feira (22), um dia após reunião com o secretariado, o governador Fábio Mitidieri (PSD) se reunirá com a imprensa para marcar o encerramento do ano. Será durante a 6ª edição do Café Ponto Gov, que acontecerá às 7h, no Hotel Del Canto, na Farolândia, em Aracaju.

Balanço

O governador apresentará um balanço do primeiro ano de gestão, destacando as principais ações realizadas pelo seu governo durante o ano de 2023.

Márcio

O ministro Márcio Macedo estará em Sergipe neste sábado (23). Às 10h, no Sindicato dos Bancários, participará de um encontro de lideranças, onde fará um balanço do primeiro ano do governo Lula e da sua atuação na liderança do Ministério da Secretaria Geral da Presidência.

Com jornalistas

Antes, às 8h30, terá uma conversa com a imprensa quando fará um balanço das ações do governo federal e do seu ministério.

Deso

O projeto que trata da concessão parcial dos serviços da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), de autoria do Poder Executivo, deve ser votado nesta sexta-feira pela Assembleia Legislativa. A sessão, última antes do recesso, deve ser longa.

Serviços

São quatro as etapas dos serviços sob a responsabilidade da Deso: captação da água bruta, tratamento, distribuição da água tratada e coleta da água utilizada para tratamento do esgoto. Pelo Projeto de Lei, serão concedidos os serviços de distribuição da água tratada e de coleta e tratamento de esgoto, permanecendo com a Deso a captação e tratamento de água.

Água tratada

Hoje, Sergipe tem 95% de água tratada nos domicílios e a meta é chegar a 99%. O gargalo está na distribuição, com uma perda de 42 a 45%, motivada pelas falhas na rede. Até 2021, a Deso tinha menos de 30% da cobertura de esgoto no Estado, que precisa de investimentos pesados.

Servidores

Em relação aos servidores efetivos, que são 1.550, o entendimento da liderança do governo é que não há qualquer risco de demissão, porque a Deso não será privatizada. O que deverá ocorrer é o remanejamento para os serviços que a estatal continuará operando.

Terceirizados

Já os terceirizados somam cerca de 2.000 e deverão ser reduzidos, mas deverão ser absorvidos pela concessionária que passará a cuidar dos serviços de distribuição da água e tratamento de esgoto.

Itabaianinha

Nesta quinta-feira (21), o prefeito de Itabaianinha, Danilo de Joaldo, encaminhou para a Câmara de Vereadores dois projetos de leis que tratam do reajuste do magistério e dos agentes de saúde e endemias. Com a aprovação, as categorias passam a ter seus pisos atualizados, já no início de 2024.

Em dia

A gestão, que pagou o décimo terceiro de forma antecipada, informou que os salários também sairão nesta sexta-feira (22). “Faça chuva ou faça sol, honramos com os salários de todos os servidores. Nunca deixamos de cumprir com nossos compromissos”, diz o prefeito Danilo.

Inauguração

A Prefeitura de Aracaju convida a imprensa para a solenidade de inauguração do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Maria Pureza e da Casa Lar Maria José Souza Santos “Dona Palia”, no bairro 17 de Março. O ato acontecerá nesta sexta-feira (22), às 9h, na rua Laudelino de Oliveira Freire com rua 9, quadra 8, bairro 17 de Março (fundo da cooperativa de reciclagem do bairro Santa Maria).

Propaganda

A concretização do sonho da casa própria é o tema de mais uma peça da campanha publicitária de fim de ano do Governo Federal. O Novo Minha Casa, Minha Vida foi lançado em fevereiro e tem a meta de contratar 2 milhões de unidades habitacionais até 2026, com prioridade às famílias de menor poder aquisitivo.

Sonho

O presidente Lula comentou o programa nas redes sociais: “Em cada lar deste país mora uma família diferente, com sonhos diferentes. Mas a conquista da casa própria é um sonho que une todas elas. Agora, mais brasileiros podem realizar esse sonho com o Minha Casa, Minha Vida. Realizar sonhos nos une”.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade