Segunda, 26 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Avatar

Publicado em 26 de janeiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Posse

O Ministério Público de Sergipe dará posse ao promotor de Justiça Deijaniro Jonas Filho no cargo de procurador de Justiça. A Sessão Solene será realizada na próxima segunda-feira (29), às 10 horas, no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, no Edifício-Sede do MPSE, em Aracaju.

Promoção

Deijaniro Jonas Filho foi promovido ao cargo de Procurador de Justiça, por critério de merecimento, em sessão extraordinária do Conselho Superior do MPSE, realizada no dia 22 de dezembro de 2023.

Governadores

A primeira Assembleia Geral dos Governadores e Governadoras do Nordeste de 2024 ocorrerá no dia 31 de janeiro, em Natal, a partir das 8h30, no Centro de Convenções Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz. Na oportunidade, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, tomará posse como presidenta do Consórcio Nordeste, recebendo o cargo do governador da Paraíba, João Azevedo.

Pautas

Além da posse de Fátima Bezerra, outras pautas serão discutidas durante a Assembleia Geral. Entre elas, a proposta para instalação do Comitê Científico de Emergências Climáticas, o Fundo Caatinga, e um monitoramento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Pós-graduação

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), por intermédio da Escola Judiciária Eleitoral de Sergipe (EJE-SE), firmou acordo de cooperação com a Faculdade Baiana de Direito e Gestão (FBD) para a oferta de curso de pós-graduação lato sensu em Direito Eleitoral.

Atualização

O acordo de cooperação, assinado entre as partes, tem como objetivo oferecer atualização e capacitação a toda comunidade político-jurídica de Sergipe. Elaborado com foco nas Eleições 2024, durante o período eleitoral, haverá encontros para debates e tira-dúvidas. Veja o programa do curso.

Público

A pós-graduação tem como público-alvo magistrados, servidores do TRE-SE, bem como integrantes do sistema de justiça públicos (promotores de justiça, defensores) e advogados. Os encontros ocorrerão na sala de aulas da EJE-SE, na Sede do TRE-SE, às sextas-feiras, das 14h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h, em turmas com no mínimo 28 e no máximo de 48 alunos.

Itabaiana

O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), foi informado que a rede Atakadão Atakarejo vai se instalar naquele município. A previsão do grupo empresarial é gerar cerca de 450 empregos diretos e outros 800 indiretos.

Mais opções

Segundo o gerente de expansão da rede, Luiz Paulo Oliveira, o Atakadão oferecerá uma nova opção de compras e deve causar um impacto significativo na economia local. O prefeito disse que os itabaianenses estão de braços abertos para receber a empresa.

Siri na Lata

O Bloco Siri na Lata da Central Única dos Trabalhadores, neste ano, vai sair bem antes do Carnaval pelas avenidas de Aracaju. É neste sábado (27), a partir das 15h, que acontece o cortejo Carnaval Rebeldia com concentração marcada na porta da CUT Sergipe, localizada na Rua Porto da Folha Nº 1039, bairro Cirurgia.

Desfile

São coletivos culturais e o movimento sindical que vão desfilar pelas ruas do Bairro Cirurgia. A entrada é franca e toda a população pode participar.

Na feira

A deputada federal Yandra Moura (União) visitou os comerciantes na feira do Augusto Franco, na noite de quarta-feira (24). “Conversei bastante com os feirantes e moradores, conhecendo ainda mais de perto sobre o dia a dia deles. Agradeço a cada um pelo abraço, conversas, carinho e palavras de incentivo”, afirmou. Yandra é um dos pré-candidatos a prefeito de Aracaju pelo bloco governista.

Tradição

“Essa feira livre tem uma tradição muito grande no conjunto Augusto Franco, que apesar de contar com o Mercado Municipal Vereador Milton Santos, permaneceu com a feira e fidelidade dos clientes que dizem que preço baixo mesmo é na feira da quarta”, acrescentou Yandra.

Hanseníase

O Hospital Universitário promoverá, no dia 1º de fevereiro, entre 8h e 12h, triagem em pacientes com suspeita de hanseníase. Esses pacientes podem comparecer ao ambulatório do Hospital Universitário portando um documento de identificação com foto para uma avaliação, que será realizada por médicos dermatologistas.

Casos

Os casos mais simples serão encaminhados à rede básica de saúde, já com o diagnóstico de hanseníase, para acompanhamento e tratamento. Os casos mais graves serão encaminhados ao ambulatório do HU-UFS para a correta condução.

Compartilha

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou o compartilhamento com a Controladoria-Geral da União (CGU) de informações contidas em inquéritos e procedimentos criminais em curso na Corte sobre a participação de agentes públicos federais nos atos antidemocráticos de 8/1 e em fatos correlatos. Os casos envolvem fatos relacionados ao ex-presidente Jair Bolsonaro e outros agentes públicos.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade