Segunda, 15 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Avatar

Publicado em 22 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Deso
A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CINDRA) aprovou requerimento de autoria do deputado João Daniel (PT-SE) para debater a privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e suas consequências para o desenvolvimento socioambiental e econômico do Estado de Sergipe.

Resistência
Segundo João Daniel, “esse processo de mercantilização da água conta com a resistência dos trabalhadores em várias regiões do Brasil e do mundo e preocupa todos que vêm a importância da universalização do saneamento básico. A água não pode ser tratada como mercadoria. A água é um bem comum e um direito de todos”.

Tarifas
Levantamentos feitos pelo Sindicato dos Trabalhadores da DESO (Sindisan) demonstram que as contas dos serviços dos SAAEs de Capela, Carmópolis, Estância e São Cristóvão, quando forem privatizados, terão as tarifas de água e esgoto aumentadas para se igualarem às cobradas nos demais municípios, culminando em um reajuste de aproximadamente 80%.

Convidados
Para a audiência, estão sendo convidados o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, além de representantes da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), do Observatório Nacional dos Direitos à Água (ONDAS), do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água (Sindisan/SE) e o presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), Luciano Góes.

São Cristóvão
O PSB de São Cristóvão realizou na noite de anteontem (20), uma reunião aberta para promover um grande ato de filiação, além da confirmação de que o partido irá apoiar nas próximas eleições municipais a pré-candidatura a prefeito do vereador Diego Prado (MDB).

Satisfeito
O vice-presidente estadual do PSB, Cláudio Mitidieri, compareceu ao ato e ficou satisfeito com as decisões tomadas em São Cristóvão. “O PSB vai voltar a ser uma grande legenda no estado de Sergipe, e aqui em São Cristóvão terá o meu apoio incondicional na construção desse novo agrupamento político”, afirmou Cláudio Mitidieri.

Democracia
O projeto de lei que cria o Dia Nacional de Defesa da Democracia foi aprovado na quarta-feira (20) pela Comissão de Defesa da Democracia (CDD). A data escolhida para a celebração é 25 de outubro, dia da morte do jornalista Vladimir Herzog, que foi torturado e assassinado pela ditadura militar no Brasil em 1975.

Alessandro
O PL 6.103/2023 é de autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), atual presidente da CDD. O relator foi o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que votou a favor da aprovação. “A importância de reconhecer a democracia de forma exclusiva, por meio da instituição do presente dia nacional, se intensifica diante de desafios recentes à estabilidade democrática, ilustrados pelos eventos de 8 de janeiro de 2023”, destacou.

Desafios
A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) realizará evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, intitulado “A mulher nos desafios do mundo moderno”, que acontecerá na próxima segunda-feira (25), a partir das 8h, no Hotel Arcus.

Mulher
O painel “Mulher e a constante busca por espaço de liderança com igualdade e direitos” contará com a participação da prefeita de Capela e vice-presidente da FAMES, Silvany Mamlak, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), Letícia Mothe, e a Juíza Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Jumara Porto.

Ar condicionado
A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) defendeu que a licitação do transporte público inclua ônibus com ar condicionado. A parlamentar apresentou um vídeo em que o prefeito Edvaldo Nogueira faz a entrega de novos ônibus e o gestor aparece com a camisa molhada por conta do calor.

Calor
A vereadora lembra que a sensação térmica em Aracaju tem passado dos 36 graus. “Imaginem dentro dos ônibus lotados que circulam em Aracaju todos os dias. E ele nem estava dentro de um ônibus cheio”, disse.

Audiência
Na próxima terça-feira (26), às 14h, será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) uma audiência pública com o tema “Uso de Câmeras e Reconhecimento Facial nas Escolas”, de autoria da vereadora Sonia Meire (PSOL).

Convidados
Foram convidados a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Defesa Social, o Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju, professores, pais e alunos.

Implantação
O uso de câmeras e reconhecimento facial nas escolas foi aprovado no ano passado pela Câmara Municipal de Aracaju e começou a ser implementado pelo município agora em 2024.

Letras
A nova diretoria (triênio 2024/2026) da Academia de Letras de Aracaju toma posse no próximo dia 26 de março, às 19h, no auditório da Biblioteca Pública Epiphânio Dórea.

Comando
O historiador e professor Frankly Rolim assume a presidência da Academia, juntamente com a escritora Taylane Cruz na vice-presidência, a professora e historiadora Andreza Maynard na secretaria-geral e a professora e pesquisadora Renata Ferreira na diretoria financeira.

Fundação
A Academia de Letras de Aracaju, fundada em abril de 2015, é uma entidade sem fins lucrativos criada com objetivos de realizar ações em prol do movimento cultural sergipano, a partir de ciclos de estudos, conferências, concursos literários, intercâmbios e seminários de literatura.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade