Domingo, 26 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Avatar

Publicado em 16 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Ato falho
A deputada estadual Linda Brasil (Psol) usou suas redes sociais para condenar mais um ato falho do sistema de reconhecimento facial usado pelas forças de segurança de Sergipe. O repúdio da parlamentar trata-se da abordagem constrangedora sofrida pelo profissional de Educação Física, João Antônio, de 27 anos, durante uma partida de futebol, no estádio estadual Lourival Baptista (Batistão), no último sábado (13).

Racista
O rapaz foi levado pela Polícia Militar de Sergipe, após ser supostamente “reconhecido” como um foragido da justiça. Constantemente Linda tem denunciado o uso desse tipo de tecnologia, pois, segundo ela, é uma tecnologia racista que prejudica principalmente a juventude negra e periférica. “Mais um caso de racismo algorítmico envolvendo o Governo de Sergipe.

Sem terra
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de Sergipe ocupou, nesta segunda-feira (15), a sede do Incra em Aracaju e está apoiando a luta dos servidores do Instituto por melhores salários e pela realização de concurso para a contratação de mais colaboradores. Faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária.

Pauta
A ocupação da sede do Incra ocorreu de forma pacífica, tendo a direção recebido a pauta de reivindicações do Movimento. Os servidores protestam contra os baixos salários, alegando que este tem sido o principal motivo para que concursados troquem o Instituto por outros órgãos públicos e pela iniciativa privada.

40 anos
A Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, desencadeada em todo o país pelo MST é uma mobilizações de caráter massivo, como marchas, atos, protestos, ações de formação, solidariedade e de enfrentamento à concentração de terras no Brasil, entoando o lema: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”, celebrando os 40 anos de trajetória do Movimento.

Itabaiana
O MDB oficializou no final de semana as pré-candidaturas dos empresários Edson Passos e Agnaldo de Verso a prefeito e vice de Itabaiana, além de outros 90 pré-candidatos à Câmara Municipal.

Prestigiado
Comandado pelo deputado estadual Luciano Bispo (MDB), o lançamento foi prestigiado, entre outros, pelo governador Fábio Mitidieri (PSD), o senador Alessandro Vieira (MDB) e a deputada federal Katarina Feitoza (PSD).

Futuro melhor
Em seu discurso, Bispo garantiu que essa união de força política visa construir um futuro melhor para Itabaiana. Edson Passos deve enfrentar nas urnas o ex-prefeito itabaianense Valmir de Francisquinho (PL), apoiado pelo atual prefeito Adailton Sousa (PL).

Abril verde
Durante todo este mês, é celebrada a Campanha ‘Abril Verde’ dedicado às ações de combate ao acidente de trabalho e em defesa da saúde do trabalhador. O movimento está incluído no Calendário Oficial do Estado.

Lei
A Assembleia Legislativa de Sergipe instituiu a Campanha através da Lei Nº. 8.131 de 28 de junho de 2016. Durante o mês, órgãos públicos e privados aderem à campanha como forma de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro.

Dia mundial
A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Esta explosão resultou na morte de 78 trabalhadores.

Audiências
Na próxima sexta-feira (19), o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) realiza audiências públicas para discutir os seguintes temas: “Sindicalismo e Diversidade” e “Liberdade Sindical sob a ótica dos Atos Antissindicais”.

Temas
Durante as audiências públicas, serão discutidas a atuação dos sindicatos, a busca da promoção e difusão de uma cultura sindical que enfrenta preconceitos, acolhe a pluralidade e respeita a diversidade para a plena realização dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.

Antissindicais
Outro tema a ser debatido envolve os atos antissindicais praticados por empregadores contra as entidades, no sentido de limitar, proibir, interferir ou, de qualquer forma, prejudicar a ampla e efetiva tutela sindical.

Local
As centrais e entidades sindicais estão convidadas a participar da manhã de debates, que vai ocorrer na sede do MPT-SE, no Bairro Cirurgia, em Aracaju, a partir das 8h. A confirmação no evento pode ser feita pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (79) 3194-4600 (direcionar ao 06º ofício) / (79) 3194-4766 (WhatsApp).

Celebra
A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), celebrou pelo BlueSky a decisão do corregedor nacional de Justiça Luís Felipe Salomão de nesta segunda-feira (15) afastar de suas funções a juíza Gabriela Hardt e os desembargadores Thompson Flores, Danilo Pereira Júnior e Loraci Flores de Lima, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Violações
A decisão se deu por burla à ordem processual, violações do código da magistratura, prevaricação e burla a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) durante a Lava Jato.

Mentiras
Gleisi destacou que a “turma” que agora é responsabilizada foi responsável por armar “um processo fraudulento contra o presidente Lula”, fazendo uso de um “discurso mentiroso de combate à corrupção”.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade