Segunda, 20 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Avatar

Publicado em 23 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Huse
O senador Rogério Carvalho denunciou que o estado de calamidade no setor ortopédico do Huse, o principal hospital público de Sergipe, “continua sendo realidade e ressalta, de maneira clara, a negligência do Governo do Estado quando se trata da saúde do povo”.

Lotado
Ainda segundo o senador, “enquanto pacientes clamam por atendimento e o mínimo de dignidade, os corredores abarrotados e a falta de recursos essenciais revelam a gestão desastrosa da saúde pública. Mas investimentos em festas e contratações de cabos eleitorais em ano de eleição seguem a todo vapor!”

Sofrimento
Para Rogério, “é inaceitável que sergipanos e sergipanas continuem sofrendo em condições precárias devido à incapacidade das autoridades em resolver problemas básicos”.

Visita
O governador Fábio Mitidieri esteve no Huse, no último domingo (21), para verificar o andamento do plano de contingência da ortopedia. Em reunião por duas horas com gestores da Secretaria de Saúde e do Huse, Fábio cobrou celeridade para atender o passivo de pacientes.

Mulheres
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que institui o Orçamento Sensível às Mulheres (OSM) com o objetivo de promover a igualdade entre homens e mulheres, a inclusão social e a redução das desigualdades sociais na distribuição de recursos da União.

Katarina
O texto aprovado foi o substitutivo da relatora, deputada Delegada Katarina (PSD-SE), ao Projeto de Lei Complementar 218/23, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). A relatora fez alterações pontuais no texto original.

Objetivo
A proposta busca realizar a integração de políticas públicas governamentais sob a perspectiva das diferenças entre homens e mulheres. O texto também trata da alocação de recursos específicos para programas e ações que visem à promoção da igualdade entre os sexos.

Indicada
A advogada sergipana, Roseline Rabelo de Jesus Morais, faz parte da lista tríplice escolhida, nesta segunda-feira (22), pelo Pleno do Tribunal Superior do Trabalho para o preenchimento da vaga aberta no TST com a aposentadoria do ministro Emmanoel Pereira, em outubro de 2022. Também fazem parte da lista os advogados Adriano Costa Avelino e Antônio Fabrício de Matos Gonçalves. A decisão será do presidente Lula.

União
O governador Fábio Mitidieri participou do Fórum Estadual de Apoio ao Programa de Democratização de Imóveis da União em Sergipe. A programação, promovida pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), incluiu a assinatura de atos de destinação de imóveis para uso público e aplicação de políticas públicas.

Doação mútua
“Aqui, a gente faz uma doação mútua. Terrenos do Estado, que já estão sendo usados pela União, são agora doados de fato. Em paralelo, terrenos da União também são doados ao Estado para que a gente possa fazer investimentos e obras de infraestrutura. Que a gente possa, com isso, trazer mais um benefício à sociedade”, ressaltou o governador.

Propaganda
O Republicanos, União e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) exibem propaganda partidária nesta semana, de acordo com o calendário de 2024. Com transmissão nacional e gratuita em emissoras de rádio e televisão, os programas das legendas serão veiculados na terça-feira (23), quinta-feira (25) e no sábado (27), entre as 19h30 e as 22h30.

Tempo
Na semana, o Republicanos terá 10 minutos e meio de propaganda: quatro minutos e meio, tanto na terça quanto na quinta-feira, e um minuto e meio no sábado. O União contará com um minuto e meio, com 30 segundos em cada dia. Já o PSDB exibirá três minutos de propaganda no sábado.

Inserções
No primeiro semestre de 2024, o União e o Republicanos dispõem de 20 minutos de propaganda cada um, totalizando 40 inserções. O PSDB tem direito a dez minutos, com um total de 20 inserções.

Programa
Com o objetivo de ouvir a população e incluir todos os socorrenses na construção de um Plano de Governo popular e participativo, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), deu início, no último sábado (20), ao projeto “Construir o Amanhã na Sua Comunidade”.

Ideias
A primeira edição foi realizada no bairro Parque dos Faróis e reuniu dezenas de moradores que compartilharam suas ideias, sugestões e reclamações.

Online
Além das visitas às comunidades, o projeto “Construir o Amanhã” é realizado também de forma online, através de lives no YouTube que acontecem todas as quintas-feiras, com a participação da população e de especialistas que contribuem com os debates.

Terreiros
Discutir as violações de direitos humanos com as pessoas de religiões de matrizes africanas, esse é o objetivo da reunião entre lideranças dos povos de terreiros e a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, que vai acontecer nesta terça-feira (23), na sala das comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A programação é uma iniciativa da deputada Linda Brasil (Psol) e faz parte da programação do “Abril Verde”.

Religiosos
O encontro contará com a presença de lideranças religiosas de terreiros, sergipanas e sergipanos adeptos às religiões afro-brasileiras, pesquisadores que estudam as temáticas relacionadas à garantia de direitos humanos, e tem o convite ampliado para toda população sergipana

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade