Tribuna
Publicado em 26 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
No TRE
O advogado Carlos Pinna de Assis Fiiho – filho do conselheiro do Tribunal de Contas – foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), na vaga deixada por Raymundo Almeida Neto, que encerrou o seu mandato. O decreto presidencial foi divulgado no Diário Oficial da União do dia 24 de janeiro de 2022. Ele já exerceu o cargo de procurador-geral do município de Aracaju (2013/2016),
Caminhão
O deputado federal Fábio Reis (MDB-SE) entregou na manhã desta terça-feira (25), no município de Umbaúba, ao lado do prefeito Humberto Maravilha (MDB), mais um caminhão pipa, fruto de emenda parlamentar. “O veículo vai ajudar bastante o município no abastecimento de água e em serviços do setor de obras graças à minha parceria com a Codevasf, por meio do superintendente Marcos Alves Filho, também presente na entrega de hoje”, comentou Fábio. O município de São Cristóvão também já foi contemplado com veículo semelhante.
Salários
A Prefeitura de Aracaju pagará os salários de todo o funcionalismo municipal, referentes ao mês de janeiro, na próxima sexta-feira, dia 28. O anúncio foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira, através das suas redes sociais, nesta terça-feira. Receberão na data os trabalhadores da administração direta, indireta, cargos em comissão, aposentados e pensionistas. O pagamento dos salários em dia é um compromisso que a gestão municipal em honrado com os servidores da Prefeitura desde janeiro de 2017.
Compromisso
Para Edvaldo, é, mais uma vez, uma demonstração do nosso compromisso com os servidores públicos que têm trabalhado diuturnamente para melhorar a vida das pessoas. “Nessa pandemia, todos os trabalhadores da Prefeitura se engajaram nessa luta muito grande que tem sido vitoriosa, em Aracaju, por isso, honro esse compromisso de manter o salário sempre em dia”, afirma Edvaldo.
Feira
A 2ª Expo Indústria, feira que reúne exposições, debates, palestras, startup, visitas técnicas, rodada de negócios, tecnologia, inovação e incentivo ao empreendedorismo acontecerá de 28 a 30 de abril, dentro do Shopping Peixoto, em Itabaiana. O evento é organizado pela Associação Comercial Empresarial de Itabaiana e Perfil Empreedimentos. Ao todo, serão montados 50 estandes que reunirão os produtores de matérias primas, fabricantes, vendedores, revendedores, representantes comerciais, consumidores, instituições bancárias e entidades de treinamento.
Comitê
O governador Belivaldo Chagas participa nesta quinta-feira (27) da reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (CTCAE), para definir as deliberações sobre o combate a covid-19 no estado. A expectativa é de que já saia uma definição sobre as festas durante o Carnaval, que este ano será comemorado de 25 de fevereiro a primeiro de março.
Casos
Com o aumento do número de casos nos últimos dias, a expectativa é que o governo amplie as medidas, restringindo o número de pessoas em eventos e também proíba grandes festas de Carnaval, como já decidiu o comitê da Prefeitura de Aracaju. Na segunda-feira foram registrados 662 novos casos de covid, com um óbito, contra 699 novos casos no domingo e dois óbitos.
Covid-19
Autora de diversas proposituras com foco no enfrentamento à Covid-19, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) revelou hoje (25), a sua preocupação com o alto número de infecções pelo vírus que, em 2020 e 2021, provocaram milhões de mortes de cidadãos das mais variadas idades. “Encerramos 2021 com um recuo no número de infectados, mas, lamentavelmente, temos visto uma crescente onda de novas contaminações”, disse Maria.
Lotados
Segundo Maria Mendonça, “por onde passamos, temos visto unidades de saúde lotadas. São inúmeros casos, não só de Covid, mas, também, de síndromes virais como a H3N2. O fato é que precisamos tomar muito cuidado para que não voltemos à triste realidade que enfrentamos num passado muito recente”. E ressaltou: “vivemos a realidade do isolamento social há bem pouco tempo. Empresas fechadas, postos de trabalho extintos e as pessoas passando fome por não terem de onde tirar o próprio sustento”.
Imóveis
A União e a Caixa não podem mais cobrar as parcelas em atraso, entre 20 de março e 31 de dezembro de 2020, do financiamento habitacional das famílias da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida. Esta foi a decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro após Ação Civil Pública (ACP) proposta pela Defensoria Pública da União (DPU) e vale para todo o país. De acordo com a decisão, as prestações em atraso serão diluídas ao longo do contrato, sem cobrança de juros e mora.
Reivindicação
Esta era uma reivindicação urgente dos movimentos populares por moradia, com apoio irrestrito da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae). A faixa 1, que abrange as famílias de menor renda, até R$ 1.800,00, não foi contemplada pela pausa nos pagamentos, concedida pelo Governo Federal a outros mutuários e grupos do programa, como medida para enfrentar os efeitos da crise causada pela pandemia.
Demora
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, comemorou a notícia, mas lamentou a demora da solução para as famílias. “Isso deveria ter sido iniciativa do Governo. É uma decisão óbvia que as famílias de menor renda não conseguiriam manter os pagamentos. Além de ter uma renda menor e, portanto, menor capacidade de superar uma crise, a maioria dessas pessoas estão na informalidade. Nessa situação, a perda da renda é imediata, sem qualquer seguridade. Ou seja, os mais pobres foram e continuam invisíveis para o Governo durante toda a pandemia”, avaliou.
Censo
Com o orçamento do Censo Demográfico 2022 aprovado e sancionado na íntegra em R$ 2.292.957.087, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou ontem (25) que a coleta da pesquisa terá início no dia 1º de agosto. Antes prevista para 1º de junho, a data precisou ser ajustada em decorrência da troca, em novembro de 2021, da banca responsável pela organização do processo seletivo para contratação de 183.021 recenseadores e 23.870 agentes censitários.