TRIBUNA
Publicado em 28 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Rogério
O senador Rogério Carvalho (PT-SE) afirmou, nesta quinta-feira (27), em entrevista ao jornal da Fan, que o ex-presidente Lula reafirmou o compromisso dele com a pré-candidatura do PT ao governo de Sergipe. A declaração aconteceu após o senador ter sido questionado pelo fato de Lula ter recebido, na quarta-feira (26), o governador Belivaldo Chagas (PSD) para uma reunião em São Paulo.
Com Lula
Rogério embarcou ontem à tarde para São Paulo e terá encontro com o ex-presidente hoje de manhã, no Instituto Lula. A reunião já tinha sido combinada, mas faltava definir dia e hora. “O presidente [Lula] está muito feliz com o avanço da federação entre PT, PV, PSB e PcdoB aqui e reafirmou o compromisso dele com a nossa candidatura, reafirmou o compromisso dele com o nosso estado e com a agenda que eu tinha apresentado pra ele, quando fui me colocar à disposição de disputar o governo do estado no ano passado”, disse.
Informado
O parlamentar petista revelou também que antes da reunião entre Lula e Belivaldo, ele recebeu uma ligação da presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, para saber a opinião dele sobre o encontro. “Eu disse, olha, é natural. O presidente Lula tem recebido qualquer liderança do nosso país e tem recebido todos os governadores, que votam e que não votam, que estão e que não estão no palanque dele inicialmente, mas e ele tem recebido a todos e ele tem que receber, pela função, pelo papel, pela importância que ele tem hoje, ele tem que receber e acho importante que ele receba o governador Belivaldo Chagas”, afirmou.
Edvaldo
Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o prefeito Edvaldo Nogueira participará, nesta sexta-feira (28), de reunião com a ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, em São Paulo. O encontro, que ocorrerá na sede do poder executivo da capital paulista, contará com a participação dos prefeitos de São Paulo, Rio de Janeiro, e Porto Alegre, entre outros, para discutir alternativas para o financiamento do transporte público nas cidades.
Subsídio
O tema tem sido prioritário para a FNP, por causa da grave situação pela qual passa o setor. Os prefeitos buscam do governo federal um subsídio para evitar que os reajustes na tarifa do transporte sejam elevados. Edvaldo acha que o pacote inicial de ajuda ao setor de transportes deve ser de R$ 5 bilhões.
Federação
A executiva nacional do PSDB autoriza legenda a negociar criação de federação com o Cidadania, partido que lançou a pré-candidatura do senador Alessandro Vieira (SE) a presidente da República. Objetivo dos tucanos é impulsionar a candidatura presidencial do governador de São Paulo, João Doria, que aparece com poucas chances de chegar a um eventual segundo turno.
Esquerda
Em reunião realizada na quarta-feira (26) , o PT, PSB, PCdoB e PV avançaram no debate sobre Federação de partidos. O tema principal da reunião foi a definição da participação de cada partido na coordenação da possível federação. “A reunião foi muito produtiva, mostrando grande convergência na construção institucional da Federação”, afirmou a presidenta da PT, deputada federal (PR), Gleisi Hoffmann. Na reunião, os partidos reafirmaram a decisão de pedir, junto ao TSE, a ampliação do prazo para a formação da Federação.
Programa
Na segunda-feira (31), será realizada nova reunião com o objetivo de iniciar as discussões sobre a “carta programática” da Federação, além da continuidade do debate sobre os temas de organização. No caso de aprovação da Federação pelos partidos, a carta será a base para orientar as ações da Federação e seus integrantes. “Com deliberação por 2/3, a Federação poderá ser um instrumento cotidiano de construção de consensos e de unidade política”, afirma Gleisi.
Pesquisa
Nova pesquisa Ipespe, contratada pela XP Investimentos e divulgada nesta quinta-feira (27), mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue na liderança da corrida presidencial com 44% das intenções de voto. Os outros candidatos, somados, têm 45% das intenções de voto. Lula, portanto, pode vencer a eleição já no primeiro turno. A pesquisa está registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06408/2022.
Os números
Atrás do petista aparecem Jair Bolsonaro (PL), com 24%, Sergio Moro (Podemos), com 8%, Ciro Gomes (PDT), com 8%, João Doria (PSDB), com 2%, e Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania) com 1%. Felipe D’Ávila (Novo) não pontuou.
Vitória
Em um cenário sem o ex-juiz Sergio Moro na disputa, Bolsonaro oscila dois pontos percentuais para cima (26%), Ciro Gomes vai para 9% e Doria para 4%. Na projeção sem o ex-magistrado, Lula venceria no primeiro turno, já que os outros candidatos somados teriam 43% enquanto ele permaneceria com 44%. No segundo turno mais provável, entre Lula e Bolsonaro, o petista registra 54% das intenções de voto e o atual chefe do governo somente 30%.
Covid-19
Depois de Maria Mendonça (PSDB), agora foi a vez de a deputada Janier Mota (PL) informar, por meio dos seus perfis nas redes sociais, que testou positivo para a covid-19. Janier disse ter sido diagnosticada com o vírus pela segunda vez. “Contudo, estou bem, sentindo apenas sintomas leves e respeitando o isolamento. Graças ao nosso Deus e à Ciência, a vacinação contra a Covid-19 reduz os sintomas e, mais ainda, os índices de hospitalização e óbitos em caso de infecção”, destaca.
Vacina
Janier Mota acrescentou: “Por isso, reforço a importância de todos tomarem a vacina (adultos e crianças), seja a primeira, a segunda dose e as doses de reforço”.
Morte
Será enterrado hoje, às 11 horas, no Colina da Saudade, o corpo do juiz de Direito aposentado João Guilherme Carvalho. Nascido em 14 de junho de 1949, em Lagarto (SE), formou-se na primeira turma de Direito da Tiradentes, em 1985. Foi aprovado no concurso para juiz do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) em 1989 e se aposentou em 1998. Foi também secretário de Estado da Justiça e da Segurança Pública.
Bônus
O Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe efetuará no próximo dia 1º de fevereiro deste ano, o pagamento do bônus por desempenho aos seus servidores, no valor de R$ 540. O reconhecimento se dá pelo fato do TJSE ter cumprido os requisitos cumulativos de conquista do Selo Ouro, dentre os Tribunais de Justiça do país, e a 3ª colocação, independentemente do porte, no Índice de Produtividade Comparada da Justiça – IPC-Jus, entre todos os tribunais do Brasil.
Requisitos
Em 2021, o TJSE cumpriu os requisitos da Resolução 26/2018, alterada pela Resolução 01/2020, garantindo assim o pagamento do Bônus por Desempenho – BDPJ para os servidores, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia. O Prêmio CNJ de Qualidade, na categoria Ouro, reconhece as boas práticas dos órgãos do Judiciário em quatro eixos temáticos: governança, produtividade, transparência e dados e tecnologia. A premiação estimula os Tribunais a buscarem excelência na gestão e no planejamento de atividades, com aumento da eficiência da prestação de serviços.