Terça, 25 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Publicado em 06 de junho de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Explicações
Na manhã desta quarta-feira (5), o senador Alessandro Vieira (MDB) saiu com nota sobre decisão dos membros do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe de declararam, por unanimidade, não prestadas as contas do diretório sergipano do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB.

Devolução
A decisão implica a devolução ao erário o valor de R$ 939.298,77. A relatora do caso foi a desembargadora Iolanda Santos Guimarães.

Explicações
Na nota, Alessandro diz ter recebido com surpresa a notícia da reprovação das contas de 2022 do PSDB, motivada pela não apresentação da documentação necessária. “Esclareço que deixei o PSDB em junho de 2023 e todos os documentos foram repassados para a nova direção partidária e desconheço os motivos dos mesmos só terem sido apresentados à Justiça em abril de 2024”, garante.

Danielle
Por ser pré-candidata a prefeita de Aracaju pelo MDB, a secretária de Políticas para as Mulheres, delegada Danielle Garcia, deixou nesta terça-feira o comando da pasta. Ela é a terceira integrante da equipe de governo a deixar o cargo para se habilitar a disputar as eleições municipais.

Candidatos
O primeiro a deixar a gestão foi Luiz Roberto (PDT), que é pré-candidato a prefeito da capital, e o segundo foi Kaká Andrade (PSD), pré-candidato a prefeito de Canindé do São Francisco.

Substituta
O governador Fábio Mitidieri já assinou o afastamento de Danielle e nomeou Camila Godinho como nova gestora. Camila é formada em Administração e possui especialização em Governança e Inovação Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É ligada a delegada.

Fim do prazo
Pela legislação eleitoral termina nessa quinta-feira (6), o prazo de desincompatibilização e afastamento de cargos e funções públicas para concorrer ao pleito de 2024. São quatro meses antes das eleições.

Licitações
Decreto nº 696 de 29 de maio de 2024, do Poder Executivo, já publicado no Diário Oficial do Estado, transfere 100% da gestão dos recursos da saúde para a Secretaria Especial de Gestão das Contratações, Licitações e Logística (Seclog). Com isso, os servidores das áreas de pregões, comissões de licitações serão transferidos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a Seclog.

Empréstimos
Estabelece ainda o decreto que empréstimos realizados pelo governo para investimos, independente do órgão, também serão analisados pela Seclog, que é comandada por Walter Lima. A secretaria já era responsável pelas licitações e contratações dos órgãos do estado, só tendo ficado de fora a Saúde até o final de maio.

Ambiente
Do senador Rogério Carvalho (PT), nas redes sociais: “Neste dia 05 de junho, destacamos o compromisso do nosso mandato pela luta e preservação ambiental e da união de todos os brasileiros e brasileiras em favor dessa pauta tão necessária para o planeta. A conservação dos recursos naturais é uma responsabilidade coletiva”

Proteção
E completa: “Por isso, adotar práticas sustentáveis e apoiar políticas de proteção é essencial para garantir o futuro do nosso povo. Vamos seguir juntos nessa luta que é de todos nós!”.

Auditores
Em assembleia concorrida, os auditores fiscais tributários rejeitaram a nova proposta de Tabela de Recuperação Salarial, apresentada pelos representantes da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/SE). A categoria entendeu que a última proposta da Sefaz apresenta pontos positivos.

Índice
Porém, as lideranças sindicais consideram que o índice de revisão salarial sugerido na proposta não cobre nem mesmo as perdas salariais apuradas no atual governo estadual, como também defenderam que o valor do último nível da tabela precisa ser melhorado.

Nova rodada
O resultado da assembleia será oficializado à Sefaz e nesta quinta-feira (6) está agendada uma nova reunião da Diretoria do SINDIFISCO/SE com os negociadores da Sefaz. O sindicato tentará negociar uma proposta que melhor atenda aos interesses dos auditores e auditoras.

Empreendedoras
O projeto “Rede Sergipana de Mulheres Empreendedoras – Programa de Formação Para Líderes Empreendedoras” recebeu inscrições de mulheres empreendedoras de 11 municípios sergipanos, o que, segundo a coordenação, representa um sucesso e demonstra um amplo alcance e adesão à proposta da iniciativa uma iniciativa do Grupo Gambiarra e do Instituto SER, com financiamento do Ministério da Cultura.

Municípios
Poderão participar mulheres empreendedoras de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora das Dores, Lagarto, Estância, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Laranjeiras, Poço Verde e Santa Luzia do Itanhy, de acordo processo seletivo realizado.

Pesquisa
Pesquisa realizada pelo instituto CTAS Capacitação e Consultoria Eireli e contratada pela TV Atalaia divulgada na terça-feira (4), mostra os seguintes percentuais: Emília Corrêa (28,8%); Delegada Danielle (23,3%); Ns/Nr (18,9%); Yandra de André (11,2%); Branco/Nulo (10,7%); Luiz Roberto (3,7%); Candisse Carvalho (1,7%); Zé Paulo (1%); Niully Campos (0,9%).

Registro
A pesquisa foi realizada pela empresa CTAS Capacitação e Consultoria Eireli entre os dias 31 de maio e 1° de junho deste ano e foi contratada pela Televisão Atalaia LTDA/TV Atalaia. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Foram entrevistadas 1.065 pessoas. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número SE-07349/2024.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade