Domingo, 21 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Publicado em 27 de junho de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Socorro
O presidente estadual do PT, deputado federal João Daniel, e o senador Rogério Carvalho estão trabalhando no fortalecimento da administração do prefeito Padre Inaldo, em Socorro, interferindo junto ao governo do presidente Lula na liberação de recursos para município.

Apoio
O PT de Socorro apoia a administração de Padre Inaldo e já confirmou aliança para marchar ao lado da deputada Carminha Paiva (Republicanos) na eleição de outubro, quando ela disputa a prefeitura.

Vice
Agora, lideranças do PT estão reivindicando a indicação do presidente do diretório municipal do partido no município, Cleverton Siqueira, como candidato a vice de Carminha, pelo trabalho em apoio à administração de Padre Inaldo. A definição deve sair no período das convenções partidárias, a partir de 20 de julho.

Apoio
O governador Fábio Mitidieri (PSD) tem recebido em seu camarote, no Arraiá do Povo, na orla de Aracaju, os pré-candidatos a prefeito de Aracaju do seu bloco político. Mas tem reafirmado, em plenos festejos juninos, o apoio a pré-candidatura de Luiz Roberto (PDT).

Estratégica
Mitidieri entende que Aracaju é uma cidade estratégica pro desenvolvimento de Sergipe. “Por isso, precisamos de alguém com competência administrativa, com resultados comprovados, que possa dar continuidade às obras do Prefeito Edvaldo, mas que tenha ideias inovadoras para resolver os problemas que ainda existem em nossa capital”, defendeu.

Competência
Na sua opinião, “como Luiz já demonstrou que é competente e preparado, é um excelente pré-candidato para Aracaju”.

Ratos de rádio
Do radialista Gilmar Carvalho, em seu blog: “Os chamados “ratos de rádio” são figuras conhecidas nos governos estaduais de Sergipe. Esses indivíduos, habituados a participar de programas jornalísticos em diversas emissoras de rádio, têm como objetivo principal promover políticos que os empregam em cargos comissionados ou que lhes pagam uma quantia mensal, geralmente em torno de R$ 2.500 (cada)”.

Aprovam
Os deputados estaduais aprovaram ontem, por unanimidade, em 2º turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 01/2024. A PEC, proposta pelo Poder Executivo, estende a licença-maternidade de 180 dias para servidoras públicas que adotam adolescentes, igualando o período ao das adotantes de crianças. A Proposta de Emenda Constitucional agora segue para promulgação pelo Poder Legislativo.

Mudança
A PEC altera o inciso XI do artigo 29, o inciso IV do artigo 35, e o parágrafo 2° do artigo 254, além de acrescentar o artigo 35-A à Constituição Estadual. Em sua mensagem, o Poder Executivo explicou que a medida busca garantir que vínculos fortes e saudáveis possam ser criados com adolescentes adotados, que frequentemente têm um histórico de vida difícil.

Mais médicos
O senador Rogério Carvalho (PT) comentou, nesta quarta-feira, sobre as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, que anunciou um total de 1.042 novas vagas para o edital do 38º ciclo do Programa Mais Médicos. Segundo o parlamentar, o programa irá atender diversos municípios brasileiros, incluindo alguns sergipanos que serão contemplados por ações importantes.

Sergipe
Com a divulgação da 2ª chamada do edital, Carvalho comemorou a confirmação de novas vagas desocupadas identificadas no período de corte, que ocorreu entre os dias 19 de abril e 7 de junho. “Entre as novas vagas ofertadas, sete serão destinadas ao estado de Sergipe, incluindo os municípios de Aquidabã, Aracaju, General Maynard, São Cristóvão, Tobias Barreto, Tomar do Geru e Umbaúba”, revelou.

Cultura
O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) realizou reunião extraordinária, em formato híbrido, nesta quarta-feira, dia 26, para aprovação da minuta do Plano Municipal de Cultura, na Prefeitura de Aracaju.
Unanimidade
O encontro procedeu a reunião ordinária realizada no dia 21 de junho, em que implementou o CMPC na capital, instituído pela Lei Municipal nº 4.480/2013. Por unanimidade, a minuta foi aprovada, seguindo, assim, para a Câmara Municipal de Aracaju.

Sociedade
A elaboração do Plano Municipal de Cultura se deu pelas propostas apresentadas pela sociedade civil na 4ª Conferência Municipal de Cultura, em outubro de 2023, alinhadas às diretrizes e metas da 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada em março deste ano.

Saumíneo
A ex-primeira-dama Eliane Aquino não é a única que atua no estado de Sergipe que tem um cargo de destaque no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O economista Saumíneo Nascimento é o diretor do Departamento de Apoio à Inserção no Trabalho do ministério.

Inclusão
Ontem, Saumíneo participou da cerimônia de assinatura de um protocolo de intenções com a CNBB, que visa promover a inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro único para Programais Sociais do Governo Federal (CadÚnico), por meio da oferta de ações de apoio à inserção no trabalho e de geração de renda familiar.

Reforma
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará a substituição do piso da USF Antônio Alves, localizada no bairro Atalaia. A obra terá início nesta quinta-feira (27), e continuará na sexta-feira (28), e nos dias 4 e 5 de julho. Nestes dias, o atendimento na unidade será suspenso, tendo outras duas USFs como referência, a Hugo Gurgel, na Coroa do Meio, e a Santa Terezinha, no Robalo.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade