Sábado, 05 De Outubro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Publicado em 20 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Debate
Nesta terça-feira (20), o Sistema Atalaia de Comunicação vai promover o primeiro debate eleitoral com os candidatos à Prefeitura de Aracaju. Com inicio ao meio dia, o evento terá transmissão simultânea pela TV Atalaia (8.1) e pelas rádios Nova Brasil FM (93.5), Transamérica Aracaju (90.5) e Rádio Cidade FM (99.5), além do canal oficial do Youtube da TV Atalaia.

Presentes
Dividido em cinco blocos de temáticas livres e confrontos diretos, participarão os candidatos Candisse Carvalho (PT), Danielle Garcia (MDB), Emília Corrêa (PL), Luiz Roberto (PDT), Niully Campos (Psol), Yandra Moura (União) e José Paulo Leão (Novo).

Mediador
Segundo a direção de jornalismo, o mediador será o jornalista e apresentador do Balanço Geral Sergipe, Sérgio Cursino. O último bloco será usado para as considerações finais dos candidatos.

Candidaturas
Com o fim do prazo para registro de candidatura nas eleições deste ano 207 oficializaram candidatura a prefeito e vice nos 75 municípios de Sergipe, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Registros
Os municípios com maior registro de candidatos foram Aracaju (8), Estância (8) e ossa Senhora das Dores (6). O município de São Miguel do Aleixo só tem uma candidatura registrada: Cleane de Everton (União)

Maiores
Em Sergipe, os partidos que mais tem candidatos a prefeito nas eleições deste ano são o PSD do governador Fábio Mitidieri e o União Brasil do ex-deputado federal André Moura.

Números
Confira os candidatos a prefeito por partido: PSD – 49; UNIÃO BRASIL- 39; PT – 21; PL – 18; REPUBLICANOS – 14; PP -14; MDB – 09; PSOL – 07; PDT – 05; AVANTE – 05; CIDADANIA – 04; MOBILIZA – 04; SOLIDARIEDADE – 04; PODE – 03; DC – 03; AVANTE – 03; AGIR – 03; PSDB – 02; PRTB – 02; PSB, PMB, PC e Novo – um candidato cada.

Mudança
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), desembargador Diógenes Barreto, comunica que a sessão do dia 22 de agosto de 2024, originalmente marcada para as 14 horas, será adiada. Nova data e horário: dia 28 de agosto de 2024, às 14 horas.

Ambiente
Sergipe sediará pela primeira vez a Reunião da Câmara Temática de Meio Ambiente do Consórcio Nordeste, nos dias 20 e 21 de agosto de 2024. O evento, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ações Climáticas (Semac), será realizado no Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju.

Abertura
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, realizará a abertura na presença dos secretários e secretárias de Meio Ambiente dos nove estados nordestinos na terça-feira (20, às 9h. A secretária Deborah Dias, titular da pasta de Meio Ambiente em Sergipe, será a secretária anfitriã.

Presenças
Comporão o encontro o diretor de Combate à Desertificação do Ministério de Meio Ambiente, Alexandre Pires, a presidente da Abeeolica, Elbia Gannoum, e o representante do Grupo Ambientalista da Bahia, Renato Cunha.

Acordos
No encontro, serão definidas metas para acordos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na área de preservação ambiental e políticas públicas de sucesso serão apresentadas para possível replicação nos outros estados.

Juventudes
Nesta terça-feira, também será realizada a segunda edição do Festival das Juventudes. Com uma programação, que prevê a realização de oficinas temáticas, workshops e atividades culturais, o evento vai reunir, no Aracaju Parque Shopping, jovens da rede pública de ensino para debater sobre a construção de políticas e projetos que possibilitem novos caminhos e perspectivas para a juventude sergipana.

Educação
O município de São Cristóvão conquistou o primeiro lugar entre os 75 municípios sergipanos na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A nota 6,41 foi comemorada pelo deputado estadual Paulo Júnior (PV), natural do município e que já atuou como vereador e vice-prefeito na quarta cidade mais antiga do País.

Números
Paulo Júnior destacou dados da educação do município, a exemplo do aumento de matrículas na rede que passou de 6.191 para 8.771 alunos. Foram investidos 2,2 milhões, sendo 1,5 milhão em requalificação estrutural e quase 700 mil em equipamentos adequados.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade