Sexta, 11 De Outubro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

TRIBUNA


Publicado em 28 de agosto de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Pesquisa
A TV Sergipe divulgou, na noite de segunda-feira, pesquisa de intenção de voto para prefeito de Aracaju. Pela pesquisa, realizada pelo Instituto Quaest, a candidata Emília Corrêa (PL) lidera com 26% das intenções de voto, a delegada Danielle Garcia (MDB) vem em seguida com 19%, Yandra (União) com 13%, Luiz Roberto (PDT) tem 9%.

Complemento
Candisse Carvalho (PT) está com 8%, Niully Campos (PSOL) com 2%, Zé Paulo (Novo) com 1% e Felipe Vilanova (0%). O percentual de indecisos é de 8% e Brancos e Nulos 14%. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto e ouviu 852 aracajuanos.

Margem
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SE009990/2024.

Edvaldo
A pesquisa Quaest, divulgada pela TV Sergipe, mostra também que 50% dos eleitores têm uma visão positiva da gestão do governo municipal de Aracaju, realizada por Edvaldo Nogueira (PDT). Segundo a pesquisa, para 25%, a gestão de Edvaldo na capital foi avaliada como regular; e 20% avaliaram a administração como negativa.

Governo
Os resultados do levantamento também indicaram que 40% dos moradores da capital sergipana têm uma visão positiva sobre o governo estadual, liderado por Fábio Mitidieri (PSD). Para 33%, a gestão de Mitidieri foi considerada regular; 17% avaliaram a administração estadual como negativa.

Únicos
Em 214 cidades do país só há um candidato para o cargo de prefeito nas eleições deste ano, o que representa 3,8% do total de 5.569 municípios no Brasil. Nestas cidades a escolha para prefeito está praticamente definida, pois um único voto já pode garantir a vitória, no caso o do próprio candidato.

Em Sergipe
Com isso, em Sergipe, já temos praticamente uma prefeita eleita: é Cleane de Everton (União) que é candidata única em São Miguel do Aleixo, tendo como vice Rogério Barbosa (União). É comerciante e tem 41 anos. O município tem uma população de 3.433, conforme último censo realizado pelo IBGE. Basta o seu próprio voto para se eleger.

Ribeirópolis
A campanha eleitoral de 2024 mal começou e um fato considerado lamentável já está manchando o pleito na cidade de Ribeirópolis, no agreste de Sergipe. Em um áudio que circulou nos últimos dias em grupos de whatsapp, um homem faz ameaças contra eleitores da cidade.

Ameaças
Em uma conversa em um grupo com mais de 500 participantes, o autor da gravação diz concordar com seu interlocutor e sugere a violência para converter votos. “Nós vamos botar uma pistola boa nos peitos. Esses vagabundos safados”, diz.

Completa
“Mas nós temos o capim. É atirar para todos os lados. Isso aí é normal, isso aí é verdade. (…) Mas só tem um problema meio grave. Se não cair o voto onde nós achar que vem, ele se lasca. Tem que atirar pra todos os lados”, complementa no áudio.

Georgeo
Segundo Georgeo Passos (Cidadania), candidato à Prefeitura de Ribeirópolis, as ameaças são contra eleitores e pessoas que simpatizam com sua candidatura. “Quem está falando essas coisas é conhecido na nossa cidade, sabemos quem ele é”, garantiu.

Saneamento
O Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPCSE) faz um alerta aos gestores dos municípios sobre o prazo para preenchimento da primeira coleta de dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa) que termina na sexta-feira (30). O não fornecimento de informações atualizadas pode impedir o acesso aos recursos federais.

Informações
Segundo o comunicado emitido pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades (SNSA/MCID), o Sinisa estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e precisa de uma série de informações para melhor mapear o cenário no país.

Dados
Devem ser inseridos dados atualizados em módulos implementados no sistema, a saber: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e gestão municipal.

Violência
Agosto Lilás é o mês da Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher. A data escolhida comemora o aniversário da Lei Maria da Penha Lei 11.3400/2006, um marco na luta contra o feminicídio, misoginia e todas as formas de violência praticadas contra a mulher.

Palestra
Celebrando este momento importante de reflexão para o avanço da luta feminista, o Coletivo de Mulheres da CUT/SE realizará a palestra na próxima quinta-feira, dia 29/8, com o tema: “A violência contra as mulheres em Sergipe”, a partir das 14h, na sede do SINDISAN, localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Nº 1012, Bairro Getúlio Vargas.

Convidada
A palestrante convidada é a professora do Departamento de Serviço Social da UFS, Vera Núbia Santos, que também é integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher em Sergipe. Na ocasião, também serão entregues os certificados do III Encontro da Marcha Mundial de Mulheres que aconteceu de 6 a 9 de julho em Natal.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade