Tribuna
Publicado em 25 de fevereiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Combustíveis
O Senado decidiu, na quarta-feira (23), adiar a votação dos dois projetos de lei que trazem medidas para controlar a escalada dos preços de combustíveis para a primeira sessão depois do Carnaval, no dia 8 de março – o PLP 11/2020, que determina alíquota unificada e em valor fixo para o ICMS sobre combustíveis em todo o país, e o PL 1472/2021, que cria uma conta para financiar a estabilização dos preços.
Paridade
Autor do PL 1.472/2021, o senador Rogério Carvalho alertou para os riscos da Paridade de Preços Internacionais (PPI). Para ele, o Senado precisa pensar no impacto dessa política de paridade tem causado na macroeconomia.
Inflação
Para Rogério, “nós estamos diante de um pico inflacionário dentro de um período de depressão econômica, o que mostra que essa política interfere diretamente na inflação. Essa inflação aumenta a taxa de juros e a gente já viu a consequência disso”.
Complexo
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) afirmou que, apesar de todo o esforço do relator, o projeto é complexo e não poderia ser discutido com emendas aceitas na hora da votação, já que tem potencial de gerar grande perda de arrecadação para os estados.
Mais discussão
Ao pedir mais tempo para a discussão, Alessandro Vieira disse que “é bastante simples e se aplica a esse caso, com muita clareza, o adágio popular que diz que para todo problema complexo existe uma solução rápida, elegante e completamente errada. Vejam, é de alta complexidade essa situação. É um projeto bem-intencionado, ninguém discute. Mas ele gera impactos relevantes”.
Desemprego
A PNAD Contínua Trimestral divulgada ontem pelo IBGE mostra que a taxa de desocupação no 4º trimestre de 2021 recuou em 15 unidades da federação, com estabilidade nas demais. As maiores quedas foram em Alagoas (2,6%) e Sergipe (2,5%). Mesmo assim Sergipe fechou o ano com a terceira maior taxa de desemprego do país.
Taxas
As maiores taxas médias anuais de desocupação foram observadas em Pernambuco (19,9%), Bahia (19,5%) e Sergipe (17,9%) e as menores, em Santa Catarina (5,5%), Mato Grosso (8,0%), Paraná (8,4%). Pela pesquisa, Pernambuco, Bahia e Sergipe são os piores estados para uma pessoa conseguir um emprego.
Números
Segundo a pesquisa, Sergipe fechou o ano de 2021 com 165 mil desempregados. 288 mil pessoas trabalham no estado por conta própria, sendo que apenas 37 mil possuem CNPJ; os outros 251 mil são trabalhadores informais.
Subutilização
Sergipe tem a terceira maior taxa composta de subutilização. A taxa do estado ficou em 39,6%, inferior, apenas, aos estados do Piauí (42,8%) e Maranhão (40,5%). Essa taxa agrega a taxa de desocupação; a taxa de subocupação por insuficiência de horas; e a taxa da força de trabalho potencial, a qual engloba pessoas que não estão em busca de emprego, mas que estariam disponíveis para trabalhar.
Paulinha
Os vereadores de Aracaju prestaram as últimas homenagens em velório à ex-cantora da Calcinha Preta, Paulinha Abelha, que faleceu nesta quarta-feira, (23). A vocalista, com 30 anos de carreira musical e há quase 20 no grupo Calcinha Preta, morreu aos 43 anos de idade em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico.
Luto
O presidente da Câmara, Nitinho (PSD), decretou luto oficial de 3 dias na Casa e apresentou duas Moções de Condolências de sua própria autoria à família e à banda Calcinha Preta. “Sergipe e a música estão de luto, ela que sempre por onde passou fazia questão de enaltecer suas origens e nosso estado com seu talento e emoção. Não é somente tristeza, é dor e saudade”, lamentou o vereador.
Homenagem
O vereadores Fabiano Oliveira (PP), Ricardo Vasconcelos (Rede) e Sávio Neto (PSC) também deram um último adeus à cantora. “Deus te receba e conforte todos familiares e amigos, nossa eterna Abelha que levou e elevou o nome de Aracaju para além de fronteiras”, homenageou Fabiano.
Flores
Palhaço Soneca (PSD), Pastor Diego (PP) e as vereadoras Linda Brasil (PSOL), Sheyla Galba (Cidadania) e Ângela Melo (PT) destacaram a contribuição da cantora para o forró no país. “Ela representava nossa arte e nossa cultura com o seu talento e sempre apoiando causas que acreditava como a força da mulher nordestina. Nossa Abelha foi pousar em outras flores”, disse Linda Brasil.
Fraternidade
A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Sua abertura oficial, na Arquidiocese de Aracajju, será na Quarta-feira de Cinzas (2 de março), às 16h30, durante santa missa na Catedral Metropolitana.
Cobradores demitidos
Desde segunda-feira, 46 ônibus que passaram a circular pela cidade aceitando apenas o pagamento com o cartão Mais Aracaju. Para isso foram demitidos 256 cobradores.
Coordenador do Dieese em Sergipe, Luiz Moura criticou a obrigatoriedade do uso do cartão sendo proibido aceitar o pagamento da tarifa do transporte coletivo em dinheiro. “Uma empresa que presta serviço para a população não pode ficar sem receber pagamento em moeda corrente. Isso é ilegal e só favorece as empresas de ônibus. De acordo com o último estudo que fiz, o salário dos cobradores gera um impacto na tarifa de ônibus correspondente a R$0,20. É claro que não vale a pena demitir tantos pais de família por causa de um valor irrisório”.