Tribuna
Publicado em 04 de março de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Deixa o PT
A diretora-presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Conceição Vieira, anunciou ontem a sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT) e afirmou ainda que continuará apoiando o governador do Estado, Belivaldo Chagas. Ela disse que não será candidata nestas eleições.
No governo
Com a saída de Conceição do PT, apenas pessoas ligadas a vice-governadora Eliane Aquino (PT) permanecem ocupando cargos no governo Belivaldo Chagas. Pessoas ligadas ao senador Rogério Carvalho e ao deputado federal João Daniel já haviam sido exoneradas no ano passado.
Vai sair
O deputado estadual Francisco Gualberto, vice-presidente da Assembleia Legislativa, e que integra a bancada governista já avisou que aproveitará a janela partidária para trocar o PT pelo PSD e que será candidato a deputado federal.
Janela
Deputados federais ou estaduais que pretendem trocar de partido político antes das Eleições 2022 terão 30 dias para fazê-lo sem perder o mandato por infidelidade partidária. Esse período é a chamada janela partidária, que começa a ser contada a partir da quinta-feira, 3 de março e termina no dia 1º de abril.
Punido
O parlamentar que trocar de partido fora da janela partidária sem apresentar justa causa pode perder o mandato. São consideradas “justa causa” as seguintes situações: criação de uma nova sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal.
Inspeção
A Corregedoria Nacional de Justiça realizará, de 07 a 09 de março deste ano, inspeção ordinária nos setores administrativos e judiciais do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) e das serventias extrajudiciais do Estado de Sergipe.
Portaria
O procedimento foi determinado pela portaria assinada pela Ministra Maria Thereza de Assis Moura, Corregedora Nacional de Justiça. Os trabalhos forenses e os prazos processuais no tribunal estadual não serão suspensos em função das atividades.
Objetivo
A realização de inspeções é uma atribuição da Corregedoria Nacional de Justiça e tem o objetivo de apurar fatos relacionados ao funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, havendo ou não evidências de irregularidades.
Receita
Na manhã desta quinta-feira, o deputado estadual Iran Barbosa (PT), voltou a analisar os dados fiscais do Governo do Estado relativos ao 3º quadrimestre de 2021 que foram apresentados pelo secretário de Estado da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, na semana passada.
Pessoal
Desta vez, o parlamentar chamou a atenção para o fato de que, apesar de existir crescimento nas receitas do Estado de Sergipe, a política adotada pelo governo relativamente às despesas com pessoal é a de achatamento.
12%
Segundo o deputado, os dados mostram que as receitas do Estado de Sergipe seguem a linha histórica de crescimento. “Ao compararmos o ano de 2020 com 2021, vamos constatar que houve um crescimento nominal de 12% nas receitas orçamentárias e, se considerarmos a inflação medida pelo IPCA no período, observamos um crescimento real da receita da ordem de 1,76%”, destacou.
Desrespeito
Para Iran, os servidores ativos e aposentados têm sido vítimas de uma política de desrespeito sistemático aos seus direitos. “Os dados previdenciários apresentam uma melhora em razão do sacrifício gigantesco ao qual estão submetidos os servidores aposentados, que passaram a ter confiscados dos seus proventos 14% a título de contribuição previdenciária”, observou.
Aluguel
A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) destacou, na Tribuna da Câmara Municipal, nesta quinta-feira (3), um contrato de locação de imóvel firmado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Saúde, via Fundo Municipal de Saúde, no valor de R$ 1,5 milhão com dispensa de licitação. A parlamentar questionou a forma de contratação e o motivo do aluguel do espaço.
Explicação
Para a vereadora, a Prefeitura precisa se pronunciar sobre a locação deste imóvel. “Perguntar não ofende. Afinal de contas, se esse valor for realmente pago, é condizente com o momento de dificuldades que a população se encontra? Esse imóvel servirá para quê? Diante do quadro de crise que tanto se fala, esse valor é realmente necessário?”, pontuou.
Mulheres
Em oito de março, Dia Internacional da Mulher, haverá manifestação de apoio à comunidade tradicional extrativista da mangaba do Santa Maria, no bairro 17 de Março, em Aracaju. No dia 20 de dezembro de 2021, o prefeito Edvaldo Nogueira fez o lançamento da construção de um conjunto habitacional na região e assim houve a intensificação da derrubada dos pés de mangaba.
Processo
Segundo Uilson de Sá da Silva, presidente da Associação de Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper, o processo contra a derrubada das árvores na região ainda está tramitando na Justiça, mas enquanto isso, o trator não para de derrubar as árvores na região onde originalmente existiam milhares de pés de fruta.
Caminhões
A Codevasf entregou 12 caminhões-pipa a prefeituras do interior sergipano. Os caminhões-pipa atenderão a comunidades rurais dos municípios de Canindé de São Francisco, Feira Nova, Gararu, Graccho Cardoso, Macambira, Monte Alegre de Sergipe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Simão Dias, Tobias Barreto e Poço Redondo.
Repatriação
O cônsul Tomze Castelo Branco informa aos parentes de sergipanos que então sendo evacuados da zona de guerra da Ucrânia (Lviv e/ou Kiev) via Bucareste, que o Consulado Honorário da Romênia em Aracaju está disponível para prestar-lhes apoio na repatriação, através do WhatsApp (079) 98810 0000.
Dinheiro de guerras
Em discurso na Câmara dos Deputados do México nesta quinta-feira (3), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) voltou a condenar a guerra no leste europeu e disse que os conflitos recentes consumiram 11 trilhões de dólares, “quantia suficiente para eliminar a fome no mundo e preparar o planeta para lidar melhor com as mudanças climáticas”.
De acordo com ele, não interessa a ninguém uma nova guerra fria envolvendo Estados Unidos, China e Rússia e arrastando o planeta inteiro a um conflito que pode colocar em risco a própria sobrevivência da humanidade.
“Sou e serei contra todas as guerras e contra toda e qualquer invasão de um país por outro país. Defendo, e defenderei até o fim, a paz e a soberania de cada nação diante de agressões externas”, afirmou, enfatizando também que a humanidade precisa entender que a única guerra verdadeiramente justa é a guerra contra a desigualdade.