Um abraço na Saúde

Um abraço simbólico em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) marcou ontem a programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde. A ação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) compôs as atividades desenvolvidas na Praça General Valadão.

A coordenadora Estadual do Núcleo de Formação Permanente e Educação Popular em Saúde da SES, Lavínia Aragão, destaca que "este ato simboliza a união entre a SES, Universidade Federal de Sergipe (UFS), movimentos sociais e sociedade civil em defesa do SUS e da vida".
"O SUS é universal e de todos. Em um dia especial como esse, temos que nos abraçar diariamente para fortalecer esse serviço que salva vidas e é essencial para todos os brasileiros", comentou a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça.

Dentre as atividades desenvolvidas durante a programação, houve também a demonstração das técnicas que integram a política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS (PNPIC).
O objetivo da PNCI é ampliar o acesso da população aos serviços e produtos das práticas integrativas e complementares (PICs) nas Redes de atenção à Saúde (RAS), de forma segura, eficaz e com ação multiprofissional em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS.
"Essa é uma política que traz uma outra forma de cuidar que é através da acupuntura, da antroposofia, das ervas medicinais, homeopatiadentre outras", esclarece a técnica da Política de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, Kátia Aragão. Ela afirma ainda que essa Política possui 10 anos de institucionalidade. Em Sergipe,15 municípios já são contemplados.

Movimentos sociais pela saúde – O evento reuniu movimentos sociais do campo e da cidade. Estiveram presentes representantes do MST, Movimento Camponês Popular (MCP), Campanha permanente contra o uso de agrotóxico e pela vida, Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Locomotiva (movimento de saúde mental), Sindicato dos Assistentes Sociais de Sergipe (SINDASSE) e Sindicato dos Fonoaudiólogos.
Para a representante do CEBES, Lis Magno, a saúde é uma articulação de direitos sociais que proporcionam melhores condições de vida, não se restringindo apenas aos serviços de saúde. "Além da defesa de uma assistência de saúde, é em defesa de todo um modelo de organização da vida, de organização da sociedade, de direitos sociais, de políticas públicas. Entende que saúde é reforma agrária, é moradia de qualidade", disse ela.

Nesta quinta-feira, uma ação conjunta foi realizada na Praça General Valadão, oferecendo à população serviços como avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos e produtos orgânicos da Feira da Agricultura Familiar. Intitulada ‘Passarela da Saúde’, a ação fez parte da iniciativa "Campo e Cidade em Defesa da Vida", promovida para conscientizar a população sobre a importância da atenção à saúde.

Compartilhe esta notícia