* Edilson da Cruz Vieira
É com muita alegria que resolvi escrever este artigo, para uma personalidade sergipana no mundo da música nacional e regional. Falo do nosso imortal de Aquidabã/Se JOSE AUGUSTO DA COSTA ou popularmente conhecido por Jose Augusto sergipano, um excelente cantor da nossa boêmia nacional, com uma bela voz, com tom grave. Sangue parentescos da minha vó Maria Adozinda Gomes da Costa e primo de minha mãe Maria Araildes Gomes da Cruz.
Jose Augusto Sergipano um músico muito querido e lembrado nas decádas de 60 e 70, na sua terra natal Aquidabã e nacional. Um cantor acompanhado por uma excelente orquestra e gravadora Chantecler.
José Augusto Costa, 03 de outubro de 1936, Aquidabã/SE sangue nordestino. Na sua trajetória musical tendo como o primeiro trabalho registrado em vinil, o LP, O NOVO ÍDOLO, de 1963. Não só parou por ai, sua biografia musical vai mais além com vários sucesos como: Sombras 1965, Beijo Gelado e muitos outros. E pra lembrar da sua grande paixão por Sergipe, cantou também a “Aquarela de Sergipe” de (G. Santos e S. Oliveira) em homenagem ao seu estado. Também participou cantando em filme nacional, pela gravadora Vera Cruz, que a mesmo veio a sofrer um grande incêndio, perdendo varios arquivos do cinema brasileiro.
Como amante do vinil, realizei o “II Encontro dos Amantes do Vinil” em sua homenagem em 2010 no bairro Santo Antonio na Rua Expedicionário Pedro Hilário próximo a colina do Santo Antonio, que contou com vários amantes e colecionadores do vinil e a presença do sobrinho de Jose Augusto, o advogado e ex- vereador de Aracaju, Gilson Vasconcelos. Também foi homenageado pela literatura em Cordel ” Jose Augusto A Voz de Sergipe” autor Massilon Silva 2022, e programa de rádioJose Augusto Eterna saudade, Radio Aperipê e pelo cantor Auvanildon que interpretou bem suas músicas.
Todas as manhã às 4h no programa de radio de Augusto Junior, ouço a Aquarela de Sergipe na voz de José Augusto Sergipano, com muito amor a nossa terra.
O que venho com este artigo é surgerir aos governos estadual e municipal uma futura homenagem com seu nome em algumas obras como: Um futuro conservatório de música, praças, centro cultural, pontes e outros. Pode ser uma homenagem com uma escultura em uma praça em Aracaju.
* Edilson da Cruz Vieira (Edilson do Vinil)é empresário
edilsoncruzvieira@gmail.com


