Quarta, 04 De Dezembro De 2024
       
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Usuários ficam sem serviço de telefonia e internet em bairros de Aracaju


Publicado em 18 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia


Kátia Azevedo
katiaazevedo@jornaldodiase.com.br

Os usuários da operadora Oi nos bairros 13 de Julho e Salgado Filho ficaram sem o serviço de telefonia fixa e internet banda larga por mais de 24 horas. O problema aconteceu na terça-feira por volta das 12h e gerou reclamações por parte dos clientes que ficaram irritados com a ausência de sinal e da falta de explicações da operadora.

Segundo alguns moradores e comerciantes, a operadora não comunicou a ausência de sinal aos usuários. Alguns tiveram que procurar outras alternativas para acessar a internet. "Estou usando rede WiFi pelo telefone, pois não tenho sinal de Velox em casa. Fui prejudicado em meu trabalho, pois de casa eu acompanho o sistema do hotel, reservas, câmera e acomodações de meus hóspedes.", reclamou o empresário do ramo de hotelaria Clóvis Silveira.

Para poder trabalhar, Clóvis disse que gerou sinal de rede em casa por meio do sistema de roteamento de internet sem fio pelo celular. A falta de internet também está atingindo com frequência no bairro São José.
Os problemas com as operadoras preocupam, considerando que os serviços de telefonia móvel continuam crescendo. Em Sergipe, esses serviços alcançam atualmente cerca de 2,5 milhões de usuários e de acordo com dados do Procon, já lideram as queixas dos consumidores que procuram o órgão. Cobranças indevidas e acesso à cobertura são as reclamações mais frequentes.

As queixas que chegam ao Procon são registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que articula em todo o Brasil um acordo de cooperação para a adoção de ações conjuntas para a melhoria dos serviços prestados ao consumidor.

Em Sergipe, somente no período de 23 de julho a 3 de agosto foram abertos 23 procedimentos administrativos (quando a operadora é penalizada por resolver o problema do consumidor) contra a empresa Vivo, 34 contra a Claro, 13 contra a Oi e cinco contra a TIM. Até agosto, o Procon abriu mais de 180 processos administrativos contra a Oi, 338 contra a Vivo, 299 contra a Claro e 113 contra a TIM.
Sobre a falta de sinal, a Oi ainda não se pronunciou sobre o assunto.

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