“Vamos resolver um problema histórico”, enfatiza Fábio Mitidieri durante início das obras da adutora do Curralinho
Publicado em 18 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Com o compromisso de garantir o acesso à água tratada e melhorar a infraestrutura, promovendo mais qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para a população sergipana, a Iguá Sergipe realizou, nesta segunda-feira (17), o início das obras de implantação da Adutora do Curralinho, em Poço Redondo. A ação contou com a presença do governador Fábio Mitidieri, que destacou a relevância do investimento para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e o desenvolvimento do município.
“Vamos resolver um problema histórico. São mais de 50 anos que a população aguarda por esse momento, muitas promessas e, agora, chegamos para dar uma solução definitiva. Ao todo, 33 mil pessoas serão beneficiadas diretamente por essa obra, uma parceria da Deso com a Iguá, ou seja, o Governo do Estado já com a empresa concessionária trazendo uma solução definitiva. A expectativa é que, no máximo, em setembro essa obra esteja concluída e possamos realizar esse sonho. Pouco mais de 20 milhões de reais de investimento estão sendo aplicados aqui. Então, eu anoto essa data, 17 de fevereiro de 2025, como o dia em que começou a solução definitiva para essa angústia que a população vem passando com a falta d’água”, afirma o governador.
A obra, sob responsabilidade da concessionária Iguá Sergipe, vencedora do leilão da concessão parcial dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Sergipe, visa ampliar o acesso à água tratada e fortalecer o abastecimento do município, beneficiando diretamente 33 mil habitantes após sua conclusão. O projeto consiste na instalação de uma tubulação de 14 km, conectando a Estação de Tratamento de Água, localizada no povoado Curralinho, ao reservatório da cidade. Com isso, Poço Redondo passará a ter um sistema próprio de abastecimento, deixando de depender da Adutora do Alto Sertão, garantindo maior autonomia hídrica para a população.
O diretor-geral da Iguá Sergipe, Fernando Vieira, explicou detalhes técnicos do projeto e sua importância. “Essa obra é a primeira de uma série de obras que a Iguá vai realizar aqui no estado, com o principal objetivo de trazer segurança hídrica. Vamos captar água do Rio São Francisco, transportar por 14 km e garantir o abastecimento do povoado Curralinho e de toda Poço Redondo, trazendo autonomia no abastecimento de água para o município. Estamos iniciando, hoje, a implantação das primeiras tubulações e nossa previsão de conclusão é para setembro. Há desafios de engenharia, mas estamos confiantes. Essa obra foi antecipada a pedido do governador, dada a urgência da situação, e estamos comprometidos em entregá-la dentro do prazo”, ressalta.