Quinta, 12 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Vândalos espalham lixo no terminal de ônibus do mercado


Publicado em 21 de março de 2015
Por Jornal Do Dia


O trabalho de limpeza foi demorado e causou reclamações

Milton Alves Júnior

Usuários do transporte coletivo da Grande Aracaju que transitaram na manhã de ontem pelo Terminal de Integração do Mercado, centro da capital, se depararam com uma total desordem higiênica. Depois de mais uma noite sem segurança patrimonial, grupos formados por vândalos adentraram no espaço e arremessaram sacolas de lixos por todos os lados. Devido a mais esta falta de cidadania, paralelo à sujeira predominante, o mau cheiro incomodou aqueles que precisavam embarcar, ou desembarcar no terminal. Para amenizar a situação, agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) foram encaminhados para o local a fim de recolher a sujeira. Apesar deste serviço imediato, no período da tarde não era difícil se deparar com resquícios deixados pelos baderneiros.

Na tentativa de identificar os autores deste caso e inibir novos atos semelhantes, imagens do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) já foram reivindicadas por departamentos de investigação. Imagens do circuito externo de empresas instaladas na região também podem ajudar na identificação dos infratores. Nas primeiras informações apresentadas à Prefeitura de Aracaju, durante a madrugada nenhum agente da Guarda Municipal ou fiscal contratado pelo Setransp estava no local para proteger o espaço. Ao se aproximar do terminal e analisar a situação, a comerciante Dalva Menezes, que utiliza o terminal todos os dias há mais de 12 anos, garantiu que este tipo de situação ocorre com frequência na região e é de conhecimento dos gestores públicos.

Em breve análise a vendedora destacou os possíveis problemas que estejam interferindo na manutenção do terminal. "Falta de segurança, esse é o grande erro. Vocês estão impressionados com esse lixo todo, mas quase que todo dia tem roubo a lâmpadas, lixeiras e a nós passageiros que estamos na mão da bandidagem. Nem com celular eu ando mais. Se tivesse aqui iluminação que deixasse o terminal mais claro, e uns três guardas da Guarda Municipal ou Polícia Militar esse tipo de coisa não se repetiria", disse. A primeira suspeita apresentada leva a crer que integrantes de torcidas organizadas que residem no Bairro Industrial tenham protagonizado o cenário de destruição. Até o final da tarde de ontem nenhum suspeito foi convocado para prestar depoimento.

Caso os vândalos sejam identificados e conduzidos à delegacia, estes devem ser punidos por depredação do patrimônio público e multados por desrespeitar a nova determinação municipal que visa autuar aqueles que, por ventura, arremessem lixo em ambientes estatais. Sem acreditar no sucesso das possíveis investigações, o também lojista Almir dos Santos destacou a necessidade de criar uma base permanente da GMA em todos os terminais de integração que formam o sistema. "Não adianta dizer que vai atrás se a gente sabe que dificilmente os responsáveis serão punidos. Eu gostaria até de queimar a minha língua, mas não acredito nisso. Precisamos aqui de segurança 24h, e não promessas de soluções que nunca chegam. Se continuar assim semana que vem os vândalos voltam a perturbar", lamentou.

Antes de deixar o terminal, os responsáveis pela desordem ainda viraram o tonel de lixo, deixando-o com a abertura para baixo. Essa atitude mostra o total interesse dos vândalos em propagar a falta de higiene. Para realizar o ato de coleta foi preciso mobilizar duas equipes de limpeza que prestam serviço para a Prefeitura de Aracaju. A falta de manutenção do terminal voltou a ser protestada pelos usuários. Conforme dados da Setransp, por mês cada terminal custa mais de 20 mil reais para os cofres públicos. "Quando aumentaram a tarifa de ônibus disseram que parte do dinheiro seria utilizada na manutenção dos pontos e terminais. Cadê essa melhoria? O aumento já foi dado duas vezes e até agora os terminais continuam nas escuras e sendo alvos de vândalos e marginais", declarou a estudante Viviane Ramos.

Limpeza – Conforme comunicado feito pela Assessoria de Comunicação da Emsurb, diariamente todo o trabalho de urbanização e coleta de lixo é promovido pela administração municipal. No início da manhã de hoje, sábado, 21, outras equipes devem se deslocar para o terminal do mercado para realizar nova limpeza do espaço. Caso algum aracajuano deseje denunciar suposto descarte irregular de lixo em ambiente publico, basta ligar para o número: 3225-4150. A empresa municipal garante sigilo quanto a identidade do denunciante.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade