Venâncio fratura duas vértebras, mas passa bem
Publicado em 01 de março de 2015
Por Jornal Do Dia
Gabriel Damásio
gabrieldamasio@jornaldodiase.com.br
O deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), que sofreu um acidente de carro na tarde desta sexta-feirana BR-235, em Areia Branca (Agreste), deve ficar atétrês meses afastado de suas atividades, por ordens médicas. Isso porque os exames de tomografia realizados no Hospital São Lucas, onde o parlamentar foi internado, apontaram que ele sofreu fraturas em duas vértebrasda coluna: a 4ª vértebra lombar (L-4) e a 12ª vértebra torácica (T-12). A notícia foi confirmada ao JORNAL DO DIApelo senador Eduardo Amorim (PSC), que também é médico e acompanhou os trabalhos de assistência ao paciente.
Durante a manhã de sábado,o político passou por um exame de ressonância magnética que confirmou a extensão das fraturas, que partiram as vértebras em várias partes. Apesar das fraturas, não há risco de sequelas, pois elas não afetaram a medula, nem o sistema nervoso e nem outras partes sensíveis da coluna. Os médicos estudam duas possibilidades de tratamento: a imobilização total da coluna por um colete ou cinto, o que exigiria até três meses de repouso absoluto, ou a realização de uma cirurgia para reconstituir as vértebras fraturadas, com a implantação de hastes fixadoras.
A decisão sobre a cirurgia, no entanto, não foi tomada até o fechamento desta edição, pois o médico neurologista Luiz Venâncio, filho do deputado, ainda discutia o caso com os colegas. "A tendência é não fazer a cirurgia. E mesmo que operem, não há uma urgência pra fazer isso, porque primeiro eles vão esperar passar a inflamação da coluna", explicou Amorim, destacando que o tratamento por imobilização, considerado "conservador", pode dar resultados até antes da data estipulada. "Ele pode se recuperar antes. A saúde não é uma questão matemática", pontuou.
Um exemplo de fratura vertebral que ficou conhecido foi a sofrida pelo atacante Neymar durante o jogo do Brasil contra a Colômbia, em Fortaleza (CE), pelas quartas de final da Copa do Mundo 2014. Na ocasião, durante uma disputa de bola, ele foi atingido por uma joelhada do meio-campista Camilo Zúñiga e caiu com dores muito fortes nas costas. Neymar foi cortado da Seleção, ficou imobilizado por um colete abdominal e só voltou a treinar com bola 38 dias depois da fratura. "A lesão de Venâncio foi mais grave. A deNeymar só foi um traço, uma ‘partezinha’ (sic)pequena da vértebra, enquanto que as de Venâncio quebraram em várias partes, apesar de ficaremfixas na coluna. Foram quase destruídas", confirma Eduardo.
O senador disse também que Venâncio correu riscos de ficar paraplégico, pois não se manteve imóvel entre o acidente e a chegada do socorro, conforme recomendações médicas.Segundo ele, a medula ou o sistema nervoso poderiam ser afetados por fragmentos dos ossos. "Eu costumo dizer que Deus ainda tem muitos planos pra Venâncio. Ele teve muita sorte, porque os fragmentos dos ossos poderiam penetrar na coluna. Ele realmente correu risco de ficar paraplégico, principalmente porque ele se levantou depois do acidente, andou, sentou, se mexeu… Não deveria fazer isso, mas ele teve muita sorte", assegura o amigo.
O acidente – O acidente aconteceu por volta das 16h, quando o deputado estava a caminho de São Domingos, onde tem uma fazenda e costuma passar os fins de semana. Ele dirigia o próprio carro e estava saindo de Areia Branca, pelo sentido Aracaju/Itabaiana, quando foi fechado por outro carro que forçava uma ultrapassagem e fugiu do local sem ser identificado. Venâncio fez uma manobra brusca para não bater, mas perdeu o controle do veículo, saiu da pista e caiu em uma ribanceira. O choque foi forte, a ponto de acionar o dispositivo de air-bag. Socorrido por amigo que viajava atrás dele, Fonseca foi resgatado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado até o São Lucas.
Em nota, afamília de Venâncio Fonsecaagradeceu pelo apoio dos amigos e cidadãos que buscaram saber sobre o estado de saúde dele, inclusive indo pessoalmente ao hospital. "A família tranquiliza a todos, agradece e pede que as orações sejam contínuas para que, dentro da maior brevidade possível, Venâncio esteja recuperado e pronto para retomar suas atividades parlamentares na Assembleia Legislativa de Sergipe e como secretário-geral da UNALE (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais)", diz a nota.