Ministério Público apela por tropas federais em vários municípios por conta da violência
Publicado em 30 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia
A poucos dias das eleições, o Promotor Eleitoral José Lucas da Silva Gois, apela ao Juiz Eleitoral Alberto Romeu Gouveia Leite o envio de tropas federais e atuação da Polícia Federal na 9ª zona eleitoral em Itabaiana. A solicitação do promotor é decorrente do pouco contingente das Polícias Militar e Civil, e que na visão dele o município constitui um verdadeiro "Pavio de Pólvora", levando em consideração o histórico da disputa política do município Serrano.
Na justificativa, o promotor aborda que o município de Itabaiana passa por um momento político de disputa política entre o governador do estado de Sergipe, e um Senador da República, e ambos possuem amplos interesses em vencer o pleito eleitoral. Aliado ao histórico político do município, reduto eleitoral de dois deputados Estaduais concorrentes tornam imprescindível o reforço policial.
"Ante o quadro narrado, tornar-se impraticáveis as ações encetadas pelo Ministério Público Eleitoral para fiscalizar e reprimir atos atentatórios à integridade do pleito e liberdade de escolha pelos eleitores, sendo certo que haverá campo aberto para práticas de abuso de autoridade e do poder econômico e político nas vésperas e no dia do pleito, visto que é de fato notório, que nesta cidade não existe um aparato policial suficiente para fiscalizar tão relevante evento democrático", relatou José Lucas da Silva.
Nos municípios de Capela e Nossa Senhora Aparecida também foram solicitado o envio de tropas federais, nas duas cidades diversos conflitos políticos marcaram o período eleitoral. Em Capela, recentemente um Primo do senador Eduardo Amorim sofreu emboscada e acusa um irmão do prefeito Sukita. O primo do senador é candidato a vereador no município. Em Aparecida um ex-candidato a vereador foi atingido por 5 disparos de fuzil. O deputado Augusto Bezerra, afirma que os disparos tenham sidos efetuados por um policial conhecido como ‘Grilo’.