Quinta, 26 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Desfiles Cívicos: Municípios mantém a tradição do 7 de Setembro


Publicado em 11 de setembro de 2013
Por Jornal Do Dia


"Laranjeiras de Alma e Coração" foi o tema do desfile do município

Em Tobias, cinco mil alunos participaram do desfile

No último sábado (07), o Brasil celebrou o Dia da Independência. Em todos os cantos do país, estudantes, militares e representantes de entidades participaram de Desfiles Cívicos como forma de celebrar essa data tão importante para o povo brasileiro. No interior de Sergipe não foi diferente. Diversas cidades organizaram o tradicional desfile, tornando o 7 de Setembro ainda mais especial.
Em Laranjeiras, por exemplo, através da Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Lazer (Semed), o evento foi realizado na tarde de sábado. Com o tema "Laranjeiras de Alma e Coração", estudantes das escolas públicas e privadas, agentes da guarda municipal e do Demutran, beneficiários dos programas e projetos sociais, servidores públicos, bandas marciais e de fanfarra, além da banda filarmônica Sagrado Coração de Jesus, foram às ruas.
Na avaliação do prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala – PMDB), este é um exemplo de patriotismo, em que a Prefeitura presta todo o apoio necessário. "Todo o esforço do poder público municipal, dos estudantes e das famílias laranjeirenses vale à pena, porque o tradicional desfile da cidade é um exemplo de amor à Pátria, faz a alegria e encanta várias gerações, que, hoje, lotam as ruas e avenidas do centro histórico para prestigiar esta grande festa em homenagem à independência do Brasil", disse Juca.

Avenida lotada – Em Tobias Barreto, cerca de 15 mil pessoas assistiram ao tradicional Desfile Cívico, que teve como tema principal "Nossa Terra, Nossa Pátria". Na Avenida 7 de junho, cinco mil alunos das rede municipal e estadual marcharam em sinal de amor à Pátria. Além disso, o desfile contou com a participação de 16 bandas do próprio município e outras duas convidadas da cidade de Riachão do Dantas.
"O Desfile Cívico aqui é um show. A participação dos alunos é grande, o público também é bastante receptivo. Para se ter uma ideia, o evento começou às 14h e foi encerrado às 21h", conta o secretário de Educação de Tobias, Ivan Carlos de Macêdo, destacando também o apoio do Instituto Sócioeducacional Solidariedade (Ises), que patrocinou as camisas usadas pela equipe de apoio da Secretaria.

Pacatuba – A Prefeitura de Pacatuba, por meio da Secretaria de Educação do município, proporcionou na tarde do último domingo (08), um dia memorável para toda população. Depois de anos sem serem realizadas, as festividades alusivas ao Dia da Independência voltaram a encantar os moradores da cidade. Com o tema "Copa do Mundo", 2.070 alunos desfilaram pelas ruas e demonstraram o amor pela pátria.
"O desfile é um resgate da história do Brasil, Sergipe e de Pacatuba. A nossa gestão tem investido na educação e na cultura para resgatar os eventos da cidade, a união de todas as secretarias e a participação do povo, que aprovou o retorno do desfile e das festividades alusivas à independência do Brasil", afirmou o prefeito Alexandre Martins.

Domingo – No próximo domingo (15), será a vez dos alunos do município de Itaporanga D’Ajuda celebrarem a Independência do Brasil. O Desfile Cívico terá início às 14h, na Praça Jackson Figueiredo (Praça da Estação), e se encerra na Praça da Matriz, no Centro da cidade. A expectativa é que 15 instituições de ensino participem do evento, entre escolas municipais e estaduais. Além disso, o desfile contará com a participação da Banda Marcial da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e os Desbravadores.
Para a prefeita Maria das Graças (Gracinha), o evento – organizado pela Secretaria Municipal de Educação – tem por objetivo resgatar as comemorações cívicas, fortalecer o patriotismo, incentivando o civismo e à cidadania. "Este é também um momento de demonstração de amor à Pátria. Nosso objetivo, com essas ações, é fortalecer o patriotismo no coração das crianças e adultos, incentivando o civismo e à cidadania", diz Gracinha, acrescentando que a participação da população é importante para o sucesso do desfile.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade