O primeiro dia de matrícula inicial para os alunos que desejam ingressar em uma escola da rede municipal de Aracaju transcorreu ontem de forma tranquila. O período de matrícula para o ano letivo de 2014 prossegue até o próximo dia 7 de fevereiro.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas, no Siqueira Campos (zona oeste), cerca de 100 senhas foram distribuídas e logo em seguido começou o processo de matrículas. A diretora da escola, Elienai Goes de Faria, garantiu que existem vagas suficientes para alunos de 1º, 2º, 3º e 4º anos de Ensino Fundamental, no período da manhã. À tarde, as vagas disponíveis são para o 5º ano. Para fazer a matrícula, Elienai Goes disse que os documentos exigidos são três fotos 3×4; cópia da certidão de nascimento; identidade do responsável; guia de transferência ou declaração atual; comprovante de residência; e cópia do cartão do Bolsa Família. Já na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) José Garcez Vieira, também no Siqueira, as vagas ofertadas são para Berçário e Educação Infantil 1, bem como para crianças de quatro e cinco anos de idade, nos turnos da manhã e tarde. A diretora da escola, Rosemary de Jesus, disse que o atendimento estava acontecendo através da distribuição de senhas e ordem de chegada.
Mãe de uma garotinha de quatro anos, Josefa Faria dos Santos disse que não teve dificuldade nenhuma para matricular a filha. "Cheguei aqui por volta das 8h, recebi a senha e logo. logo já estava sendo atendida", garantiu. Ela disse ainda, que tudo transcorreu na maior tranquilidade e que agora está feliz por ter garantido a vaga de sua filha para ela estudar pela primeira vez.
Na EMEF Juscelino Kubitschek, bairro Coroa do Meio (zona sul), a coordenadora pedagógica Débora Lima Arieta disse que o primeiro dia destinado a matrícula de alunos externos estava transcorrendo normalmente sem nenhum problema. "A oferta de vagas que estamos ofertando é suficiente para atender a demanda", enfatiza. Ela salienta que no momento não está sendo necessário distribuir senhas. O responsável pelo aluno pode chegar que é atendido na hora. Ela conclui afirmando que, enquanto houver vaga disponível, o atendimento vai ocorrer normalmente.


