O caçambeiro Valdileno Gomes de São Matheus, 43 anos, acusado pelo assassinato da ex-companheira Joseane Xavier Vieira, 35, já está preso em Sergipe. Ele desembarcou ontem à tarde no Aeroporto Santa Maria (zona sul de Aracaju), em voo vindo de São Paulo (SP), acompanhado por dois policiais sergipanos. O preso estava detido desde outubro do ano passado, após ter sido encontrado na casa de uma ex-sogra em Guarulhos (SP). Já a morte da vítima aconteceu no dia 24 de julho de 2015, em Aquidabã (Baixo São Francisco), e chocou a população da cidade.
O delegado de Aquidabã, Fábio Santana, explicou que a demora na transferência do preso se deu por causa de trâmites burocráticos com o Judiciário paulista e, durante esse tempo, ele ficou em um Centro de Detenção Provisória (CDP). Segundo o delegado, Valdileno fugiu para a capital paulista três dias depois do crime, escapando de ser preso em flagrante logo após o crime, e teve a ajuda de um dos filhos enquanto esteve foragido. A localização do paradeiro se deu após investigações da delegacia local, com apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol).
Joseane morreu com vários tiros de revólver, disparados pelo acusado na casa do ex-companheiro, de quem tinha se separado e do qual já teria sofrido algumas agressões. "Ela havia saído de casa uma semana antes. Utilizando a desculpa que os objetos pessoais dela deveriam ser resgatados, ele atraiu Joseane e descarregou um revólver calibre 38, na frente dos pais dela", relatou o delegado.
Ao ser apresentado na sede da Delegacia-Geral da Polícia Civil, o caçambeiro confessou a morte da mulher, mas disse que cometeu o crime depois de ter sido xingado por ela. "Ela estava com o pai dela, a gente começou a discutir e ela me mandou ir tomar em um lugar, uma palavra feia, junto com a minha mãe, com quem eu morava em um sítio. Aí, eu saquei a arma", disse Valdileno. A explicação não convenceu a polícia, que o indiciou pelo crime de feminicídio (quando a vítima é morta pela condição de ser mulher).


