TRIBUNA
Publicado em 09 de fevereiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Detran
O deputado Paulo Júnior (PV) reivindicou ontem, em plenário, melhorias para os trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE). Ele explicou que a categoria tem baixo salário e dificuldades na valorização profissional.
Concurso
O parlamentar lembrou que o último concurso público realizado pelo Detran ocorreu em 2010, quando o salário-base era R$ 600. No ano de 2014 foi aprovado na Assembleia Legislativa de Sergipe, o Plano de Cargos e Salários, mas em razão da obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal, só produziu efeitos a partir de 2017.
Compromisso
Segundo Paulo Júnior, durante o período eleitoral de 2022, o governador Fabio Mitidieri recebeu a categoria e assinou uma carta-compromisso, criando expectativa. “Assim que o Governo assumiu, a categoria solicitou uma audiência com o governador para levar o pleito para ser discutido e levado em consideração durante todos os quatro anos de mandato, mas até agora não foi atendida”, explicou.
Defesa
O presidente da Alese, deputado Jeferson Passos (PSD), responsável pela indicação de toda a diretoria do Detran, fez a defesa. “Quando você vai dar um aumento de 10, 15, 20% para o servidor público, o que acontece com as outras categorias? Vão querer reivindicar mais aumento. Já temos uma reunião marcada, temos os dados e até a proposta do Governo. E essa é uma pauta minha também”, garantiu.
Saúde
O Brasil é o primeiro país do mundo a lançar uma política governamental para eliminar ou reduzir, como problemas de saúde pública, 14 doenças e infecções que acometem, de forma mais intensa, as populações em situação de maior vulnerabilidade social. Essa é a proposta do Brasil Saudável, programa do governo federal, lançado nesta quarta-feira (7).
Infecções
O Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e Outras Doenças Determinadas Socialmente (CIEDDS) identificou 175 cidades que são consideradas prioritárias por possuírem altas cargas de duas ou mais doenças ou infecções determinadas socialmente e, por isso, fundamentais para a pauta da eliminação enquanto problema de saúde pública.
Sergipe
Em Sergipe, os municípios de Capela, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Aracajú terão prioridade no programa Brasil Saudável.
Katarina
Após lançar o nome da deputada federal Katarina Feitoza (PSD) como pré-candidata a prefeita de Aracaju, na última segunda-feira, o presidente nacional do partido Gilberto Kassab ligou para o governador Fábio Mitidieri (PSD) convidando para uma conversa sobre essa pauta.
Competitivo
Kassab quer o PSD com candidatos viáveis a prefeito nas capitais, para ganhar visibilidade nacional. E que Katarina é um nome competitivo em Aracaju por já ter sido vice-prefeita, ter sido bem votada na capital para deputada federal e pontuar bem nas pesquisas de intenções de voto.
Data
Mitidieri informou que marcou para depois do carnaval a conversa com Kassab, já deixando agendado a quinta-feira da próxima semana (15), sem local ainda definido. Pode ser até por videoconfência.
Fabiano
Do pré-candidato a prefeito de Aracaju pelo PP, vereador Fabiano Oliveira, ao ser questionado como via o fato de cinco nomes do agrupamento governista estarem hoje querendo disputar a prefeitura: “Vejo com tranquilidade. O momento é de se credenciar e trabalhar para que a população possa analisar os nomes apresentados”.
Orçamento
Na quinta-feira (15), os vereadores vão discutir o remanejamento do orçamento de 5% da Prefeitura de Aracaju em 2024. Atendendo a um apelo do prefeito Edvaldo Nogueira, deverão aumentar o percentual para 18%. No projeto original, o remanejamento era de 40%.
Sem sessão
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) terá expediente até as 13h desta sexta-feira (9). Em virtude do feriado de carnaval, as atividades na CMA ficarão suspensas e retornarão na próxima quinta-feira (15).
Feriadão
O mesmo acontece na Assembleia Legislativa e em todas as repartições estaduais e municipais da capital. Expediente só na quinta-feira. Isso para que não emendarem a semana.
Flamengo
Há cinco anos, às 5h17 do dia 8 de fevereiro, tinha início o incêndio que vitimou 10 atletas adolescentes alojados em contêineres, no Centro de Treinamento (CT) do Flamengo, mais conhecido como o Ninho do Urubu, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Livro
O processo criminal sobre a tragédia segue na Justiça – a primeira audiência ocorreu em agosto do ano passado -, mas o recém-lançado livro “Longe do Ninho”, da jornalista e escritora Daniela Arbex, traz revelações inéditas daquela madrugada fatídica.
Mortes
Com idades entre 14 e 16 anos, morreram no incêndio Arthur Vinicius, Athila Paixão, Bernardo Pisetta, Christian Esmério, Gedson Santos, Jorge Eduardo, Pablo Henrique, Rykelmo de Souza Viana, Samuel Thomas e Vitor Isaías. Um deles era sergipano.
Ideia
A ideia do livro surgiu após a escritora ser procurada por uma mãe que perdera o filho no incêndio. Após dois anos reunindo depoimentos e investigando o caso, a escritora narra de forma comovente o dia a dia dos meninos, a amizade entre eles, o luto infinito dos pais e, sobretudo, o rol de negligências que culminaram na morte de 10 inocentes.