Aplicação das provas do Saese 2024 tem início na segunda-feira
Publicado em 08 de novembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
A partir da próxima segunda-feira (11), a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) iniciará a aplicação dos instrumentais do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) 2024. As escolas já pré-agendaram o dia de aplicação da prova entre os dias 11 e 26 de novembro. São esperados 84.312 alunos distribuídos em 308 escolas da rede pública estadual, e 643 da rede municipal. Professores, coordenadores e gestores escolares também respondem aos questionários contextuais.
A Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave) da Seduc, responsável pela organização do Saese 2024, realizou uma reunião de alinhamento nesta quinta-feira com os setores da pasta. O objetivo é que a aplicação aconteça de forma harmônica nos 30 polos de aplicação dos 16 municípios sergipanos.
A diretora da Ceave, professora Jonielly Cruz, explicou que cada polo agrega um conjunto de municípios contemplando os 75 municípios sergipanos. Para que a aplicação das provas aconteça a contento, todo o material de apoio já foi distribuído, e os professores aplicadores estão em fase de formação até este sábado (9).
Saese 2024 – O Sistema de Avaliação do Estado de Sergipe entra na quarta edição. Para operacionalizar o Saese, a Seduc contratou a Fundação Cesgranrio todo o processo de aplicação dos instrumentais.
São 951 escolas envolvidas, dentre as quais 308 ofertam o ensino fundamental – anos iniciais (1º ao 5º ano), finais (6º ao 9º ano) e médio (1ª e 3ª séries); além de 643 escolas municipais, abrangendo os anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Os estudantes responderão a questionários contextuais no dia da aplicação da prova, os quais coletam informações sobre fatores socioeconômicos, formação docente e gestão escolar. Esses dados complementam a avaliação e ajudam a traçar um panorama mais detalhado da educação pública em Sergipe.
Além das provas dos alunos, fazem parte os questionários contextuais respondidos por professores, coordenadores e dirigentes escolares. O objetivo é discutir fatores socioeconômicos e culturais que auxiliem na busca de explicações para os resultados de aprendizagem encontrados. Os cadernos de teste com os itens foram apresentados no formato impresso e as respostas aos itens e às questões contextuais foram obtidas mediante preenchimento de cartões de respostas para a leitura ótica.