Inaugurada a sede da Orquestra Jovem de Sergipe
Publicado em 12 de dezembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
O Grupo Banese inaugurou ontem a sede da Orquestra Jovem de Sergipe, oportunidade em que também lançou a campanha de fim de ano da instituição.
A Orquestra Jovem de Sergipe é uma iniciativa do Grupo Banese, através do Instituto Banese, mais o Governo do Estado. O grupo sinfônico é mantido a mais de uma década, no bairro Santa Maria, com o objetivo de promover a transformação social através do ensino da música clássica. As atividades do projeto aconteciam em instalações cedidas por órgãos do Estado e da Prefeitura de Aracaju, parceiros fundamentais do projeto. Contudo, o desejo de conquistar o próprio espaço sempre foi uma meta de seus realizadores.
“A conquista de uma sede própria representa, para um projeto social, um marco importante no que diz respeito a sua consolidação. Como não temos dúvida de que a Orquestra Jovem já alcançou esse patamar por conta de todo seu talento e reconhecimento, podemos considerar que a inauguração de sua sede é um presente por todas essas conquistas alcançadas em dez anos de existência”, afirma o diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda.
A inauguração da sede e o lançamento da campanha goram marcados pelo concerto da Orquestra Jovem de Sergipe, com um repertório composto por músicas populares, temas de filmes, canções natalinas, além da música tema da campanha, com a participação de músicos e interpretes sergipanos.
Orquestra Jovem – A Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto social realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, com o patrocínio das empresas Energisa e Santander, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, do Banese Card e da Alfama, com recurso de fomento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através da Prefeitura Municipal de Aracaju, e com o apoio do Instituto Marcelo Déda e da Digital Fiber.
O projeto tem como principal objetivo proporcionar a 260 crianças e adolescentes, de 07 a 18 anos, dos bairros Santa Maria e 17 de março, a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto coral e musicalização, promovendo um encontro com a música clássica e abrindo portas para a profissionalização.
A orquestra coleciona em seu currículo apresentações com artistas renomados de Sergipe e nacionais como: Vanessa da Mata, Erasmo Carlos, João Ventura, Saulinho Ferreira e Orquestra Sinfônica de Sergipe. Os jovens músicos já se apresentaram em diferentes lugares na capital e no interior do Estado.