Artesanato Sergipano é homenageado no 50º Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras
Publicado em 10 de janeiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
O Artesanato Sergipano recebeu uma homenagem no 50º Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras, que teve abertura oficial na noite dessa quarta-feira, 8. Na ocasião, a gestora da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), responsável pela diretoria de artesanato da pasta, Daiane Santana, recebeu a Medalha do Mérito da Cultura Popular pelas ações desenvolvidas em prol da valorização do talento artesanal sergipano.
O tradicional evento cultural, que atrai visitantes e pesquisadores acadêmicos de todo o país, aconteceu no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – Campus Laranjeiras. A participação do Artesanato Sergipano no simpósio destaca a importância do reconhecimento do valor das tradições regionais e do apoio ao setor pelo Governo de Sergipe, por meio da Seteem, essencial para o fortalecimento da economia e a preservação da identidade local.
“Um simpósio belíssimo, tivemos vários artesãos sendo homenageados e eu quero aqui agradecer, em nome de toda a gestão da Secretaria de Trabalho e do Governo do Sergipe, todo o apoio que é levado para os artesãos sergipanos. A base de tudo isso é o planejamento e execução deles, eu sempre trago isso, é planejar e executar. E essa noite veio para concretizar para todo o povo sergipano, para todos os mestres aqui presentes e visitantes de outros estados, a potência e o real significado que é dado ao artesão e a artesã sergipana”, destacou a diretora Daiane Santana.
O tema ‘Isso Tudo é Louvor, Isso Tudo é Louvar’, inspirado no cântico do Grupo Folclórico Taieiras, deu o tom do Simpósio, que celebra 50 anos de história homenageando personalidades que marcaram a trajetória. A realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com coordenação geral do Conselho Estadual de Cultura (CEC) e parcerias da UFS e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), além do apoio da Prefeitura de Laranjeiras.
O vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral, que representou o governador Fábio Mitidieri, falou da homenagem ao artesanato, que para ele, vive um momento muito especial. “Essa homenagem é justa e merecida por aqueles que cuidam bem dos nossos artesãos, mas principalmente que viabilizam que eles tenham acesso ao mercado, a possibilidade de vender os seus produtos, de comercializar de forma justa aquilo que eles estão produzindo com arte e com qualidade. Estão de parabéns todos que estão envolvidos nesse trabalho especialíssimo”, pontuou o vice-governador.