Quarta, 04 De Dezembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

A ponte caiu, e agora?


Publicado em 12 de maio de 2015
Por Jornal Do Dia


* Genival Nunes da Silva

A região metropolitana de Aracaju (RMA) está localizada, quase totalmente, na bacia hidrográfica do rio Sergipe. A população desse ambiente é praticamente a metade de todo o nosso estado e fica confinada numa região muito pequena girando em torno da capital. Se você observar nos mapas de distribuição da população verá que a perspectiva de crescimento tende a uma conurbação cada vez mais acentuada.

Recentemente palestrei para o curso de medicina da UNIT sobre recursos hídricos, doenças de veiculação hídrica etc e chamei a atenção sobre o fato de que a produção de água é cada dia mais cara e que deveríamos economizar água cada vez mais, num dado momento chamei a atenção para o fato de que  RMA  (região metropolitana de Aracaju) tem pouca disponibilidade hídrica de fácil acesso e barata e que por isso 70% de toda água potável que usamos vem do VELHO CHICO (rio são Francisco) e que este, todos nós sabemos, esta passando por sérios problemas de conservação. A prioridade tem sido claramente a produção de energia e para isso é preciso  reter água nos grandes lagos artificiais, comprometendo o ambiente a jusante da barragem. Na pratica o que fazemos é uma transposição de bacia, o que alias muita gente é contra quando se trata de servir outros irmãos nordestinos. Não fosse a água da bacia do são Francisco a bacia do rio Sergipe estaria condenada a sede.

Eis que agora a PONTE CAIU e com ela foram as adutoras, e os 70% dos benefícios que essa água nos trás ficou muito evidente. Corre pra comprar água mineral a preços exorbitantes, enche poço, enche vasos, reduz o banho, ECONOMIZA MINHA GENTE! É preciso uma crise (aqui sim, uma crise) para que possamos refletir sobre tudo. A água é realmente cara? Quanto custa produzir água? É um absurdo pagar taxa de esgoto? E se não pagar como vai reintegrar essa água para os mananciais? A transposição é um absurdo?
A água é a essência da vida, o peso do seu corpo é em media 65% de água, é nela onde todas as reações químicas da vida se processam e você ainda acha a água cara? Bem… A PONTE CAIU, E AGORA?
* Genival Nunes da Silva é biólogo. Foi presidente da Adema e secretário de Estado do Meio Ambiente

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade