AABB COMUNIDADE DE ESTÂNCIA/SE NO GOOGLE
Publicado em 26 de novembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Assim como nas redes sociais, o usuário dos serviços virtuais precisa avaliar em que nível ou até que ponto as publicações retratam a realidade
.
* Carlos Morais Vila-Nova
.
No atual contexto de praticidade dos serviços virtuais, as consultas ao Google são as mais usuais. Na citada plataforma on-line, as pesquisas são obtidas com facilidade.
Oportunamente, tocando no assunto, salvo as fontes fidedignas observadas, cabe prevenir que o citado serviço virtual apresenta várias inconsistências em seus dados ,devido a ausência de controle qualitativo nos conteúdos incluídos. Tal fato pode ser comprovado facilmente pela análise comparativa entre os diferentes textos e dados; muito embora, não deixe de ser um avançado meio de informação.
Dessa forma, assim como nas redes sociais, o usuário dos serviços virtuais precisa avaliar em que nível ou até que ponto as publicações retratam a realidade.
Mas, nem todo registro valoroso está no google! Recentemente fiz um artigo sobre a criação da AABB-Estância e necessitei dos fundadores Wellington Vieira (Corretinho) e Carlos Augusto Gomes Barreto (Kaká Barreto) para obter os dados iniciais da implantação. Daí, surgiu a matéria com o título “Clube Social daqueles tempos”, publicada neste mesmo Jornal e no google, através de dois sites.
Deveras, gratificante saber que está no google uma fonte de pesquisa sobre a comunidade abebeana de Estância.Nessa mesma linha, também pertinente registrar o Programa AABB Comunidade; guardando e documentando as memórias dum nobre trabalho social.Tais registros são mais ainda justificáveis pelo fato do Clube ter sido desativado há anos e por último vendido ao grupo empresarial de supermercados Atakarejo, que nas últimas semanas demoliu todo o restante das construções e fez a terraplanagem da área.
Portanto, valioso compilar o excelso programa social desenvolvido na Associação Atlética Banco do Brasil com a parceria da Prefeitura de Estância de forma ininterrupta nos anos de 1998 a 2012, no qual trezentas crianças/adolescentes de baixa renda frequentavam o Clube para a realização de atividades integradas, envolvendo as áreas de educação, religião, saúde, natação, ética, cultura e desporto.
Na verdade o Programa tinha abrangência nacional e foi encetado pela Federação Nacional das AABBs em boa parte dos clubes abebeanos, visando na prática uma ação transformadora das grandes disparidades sociais; mais especificamente, contribuindo para melhorar a educação dos participantes, mediante atividades lúdicas nas áreas de saúde e higiene, esporte, construção de conhecimentos e acesso à cidadania.
Como dado importante, premente registrar que o lançamento do Programa ocorreu em Estância em 17 de fevereiro de 1998, com desfile dos alunos, que percorreram as artérias da Cidade, expondo faixas sobre a importância para a Comunidade, ao som da banda do Colégio João Nascimento Filho.
Na época foi preponderante a atuação do então prefeito José Nélson de Araújo Santos, da Secretária de Educação Janice Vieira e da Coordenadora inicial do programa, Sônia Carvalho Vila Nova; assim como, funcionários da AABB e professores participantes.
Com a sucessão municipal, o ex- prefeito Geovane Bento Vieira Ramos, recentemente falecido, também foi um apoiador humanitário e prestimoso para com o programa social em voga.
Nos oito anos seguintes do ex-prefeito Ivan Leite, o programa funcionou plenamente e foram anos reiterados de solenidades de abertura, entregas de material, apresentação de corais, desfiles de Sete de Setembro e vários outros eventos, com presença significativa da população estanciana.
Sem dúvidas, o êxito dos quinze anos do AABB Comunidade ocorreu em razão da condução feita pelos funcionários da AABB, dos quais cito João Batista; e,decorrente do empenho dos professores cedidos pela Prefeitura.
Em resumo, todo o engajamento fez com que o programa se consolidasse na Comunidade. O trabalho eficiente a equipe não deixava passar em branco, datas comemorativas como dia das Mães, festa de São João, Sete de Setembro, dia dos Professores, dia das Crianças. Certo evento foi tão representativo que a AABB recebeu moções de congratulações, de autoria do saudoso vereador Antônio José Montalvão de Abreu, que ficou comovido com a festa, face ao ambiente solidário e de exemplo ao resgate social, trazendo alegria e dignidade àquelas famílias carentes do município.
E assim, foram sucessivos anos do Programa. Desses anos, muitos relatos são ouvidos da grata satisfação de jovens participantes,quanto a representatividade do AABB Comunidade em suas vidas; abrindo portas e dando aquele empurrãozinho, que melhora a autoestima e faz diferença na época “chave” da infância/adolescência.
O Programa gerou frutos e trouxe a esperança a diversas famílias como uma semente para o futuro que se estava plantando. Aqueles jovens, parte deles crianças e outros já adolescentes;todos vestidos em malha, short azul e camiseta amarela; transitavam pelas ruas de Estância e marcaram aqueles anos do Programa AABB Comunidade, trazendo esperança e oportunidade aos filhos de famílias carentes.
Boa parte do texto foi transcrito dum meu artigo, publicado no Jornal Folha da Região em novembro do ano de 2013. Porém, como dito anteriormente, valem os registros fidedignos neste Jornal e no google, tentando guardar com marcas indeléveis esse programa de cidadania, desenvolvido na AABB-Estância de 1998 até o ano de 2012.
* Carlos Morais Vila-Nova, advogado, bancário aposentado, ex-presidente da AABB