Sábado, 02 De Dezembro De 2023
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Alese Editora tem compromisso com a cultura e história do Estado de Sergipe


Avatar

Publicado em 31 de outubro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Entre os temas inicialmente indicados estão: publicação da Constituição Estadual atualizada; revista do Legislativo Estadual Sergipano; uma biografia já autorizada sobre a Professora e ex-deputada estadual, Ana Lúcia Vieira Menezes; e uma obra literária sobre o Jornalista, Advogado, autor sergipano e ex-deputado estadual, Laudelino Freire.

Compromissada com o resgate e a consolidação da Cultura sergipana, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), realizou na manhã desta segunda-feira (30), uma reunião que consolidou na instalação do Conselho Editorial da Casa Legislativa. Paralelo ao impulsionamento cultural e suas ramificações, a Alese Editora tem como objetivo permitir que artigos científicos e obras literárias sejam publicados, tendo como tema, por exemplo, a história do Estado de Sergipe, Políticas Públicas, cidadania, memórias em geral e a comunicação legislativa. Sem definição de fase temporal, a proposta é permitir que pesquisadores, estudantes e servidores públicos sintam-se confortáveis para apresentar projetos textuais com temas relevantes, protagonizados desde o final do século XV, quando São Cristóvão se tornou a primeira capital sergipana.
A Alese Editora, que está sustentada na Resolução de nº 51/2018 e interligada diretamente à Secretaria Geral da Mesa Diretora, terá a servidora Dirce Rodrigues da Costa Nascimento como editora, enquanto o Conselho Editorial será formado pela presidente, Andréa Torres Azevedo, e pelos membros: Igor Leonardo Moraes Albuquerque – secretário-geral da Mesa Diretora da Alese; Theothônio Narcizo da Cruz Neto – diretor geral de comunicação; Clécia Carla Silva Santos – diretora da TV Alese; Moana Carla Azevedo Leite Passos, representante da Diretoria Geral; e Dirce Rodrigues, Procuradoria da Mulher. A formação conta com a participação especial de Paulo Amado Oliveira – representando a Academia Sergipana de Letras; e da historiadora Aglaé D’Ávila Fontes, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE).
“Nosso compromisso é com a análise das competências destas obras, de caráter cidadã, histórica e cultural, as quais possuam sintonia com as atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo Estadual. A princípio estamos trabalhando com a perspectiva de publicar quatro trabalhos por ano, os quais devem abordar as Políticas Públicas, assuntos ligados à Procuradoria da Mulher, Ouvidoria, além de ouvir as demandas da população. Iniciamos nossos trabalhos com conteúdos brilhantes que merecem nossa atenção. O presidente da Alese, deputado Jeferson Andrade (PSD), nos pediu atenção para esta Editora, e estamos juntos com a certeza que ofereceremos à população um excelente serviço”, destacou Igor Albuquerque.
Entre os temas inicialmente indicados estão: publicação da Constituição Estadual atualizada; revista do Legislativo Estadual Sergipano; uma biografia já autorizada sobre a Professora e ex-deputada estadual, Ana Lúcia Vieira Menezes; e uma obra literária sobre o Jornalista, Advogado, autor sergipano e ex-deputado estadual, Laudelino Freire. “Gostaria de deixar registrado para a eternidade o quanto estou imensamente feliz em poder participar deste momento. Um convite que a Assembleia Legislativa me fez, e que de imediato aceitei. Tenho como compromisso de vida ser uma militante em defesa da Cultura e da História do nosso povo, do nosso Sergipe. Essas meta iniciais me fazem transbordar de gratidão; falar sobre o lagartense Laudelino Freire é uma demonstração de respeito que a Alese tem para a nossas raízes”, agradeceu Aglaé Fontes.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade