Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Almir Santana é homenageado pelo Ministério da Saúde


Publicado em 30 de outubro de 2014
Por Jornal Do Dia


Almir Santana foi homenageado pelo Ministério da Saúde por seu trabalho contra a Aids

O gerente do programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, recebeu uma homenagem do Ministério da Saúde (MS) durante a 14ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), em Brasília. A mostra teve início na terça, 28, e segue até esta sexta-feira, 31. A solenidade para entrega da homenagem contou com a participação do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do secretário de Vigilância em Saúde do MS, Jarbas Barbosa.

A homenagem é um reconhecimento aos profissionais que desenvolveram ações de epidemiologia, controle e prevenção de doenças. Almir Santana, que também é médico com especialização em Saúde Pública, desenvolveu ações inovadoras a exemplo das campanhas de prevenção regionalizadas no Brasil. Criou o Camisildo, a Unidade Móvel Fique Sabendo e o programa de prevenção da Sífilis Congênita em parceria com a Igreja Católica. Além disso, Almir Santana integra grupos de trabalho na área de comunicação do departamento Nacional DST/AIDS e Hepatites Virais.

O Camisildo é o único carro em forma de camisinha existente no Brasil e é utilizado em grandes eventos para distribuir preservativos femininos e masculinos, além de chamar a atenção das pessoas para a importância do uso nas relações sexuais. A Unidade Móvel Fique Sabendo, por sua vez, é um pioneirismo de Sergipe. Trata-se de um veículo adaptado que leva gratuitamente os Testes Rápidos para detecção em até 20 minutos do HIV e da Sífilis para os locais mais distantes, de difícil acesso e com aglomeração de pessoas (feiras livres, festas populares, entre outros). A Unidade Móvel foi destaque na Copa do Mundo de 2014 e esteve em Salvador (uma das cidades-sede) a convite do Unaids.

Já a parceria com a Igreja Católica, também pioneira no país, consiste na realização de palestras sobre a Sífilis Congênita para os fiéis após as missas dominicais. "É uma honra ser reconhecido oficialmente pelo Ministério da Saúde pelo trabalho que estamos desenvolvendo, pois as pessoas que recebem essa homenagem são cientistas e grandes sanitaristas do país. Quero compartilhar essa homenagem com minha família, amigos, equipe e colegas da Secretaria de Estado da Saúde .Meu muito obrigado para todos", agradeceu Almir Santana.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade