Segunda, 15 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Aluno do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa é premiado com bolsa de pesquisa do CNPq


Avatar

Publicado em 29 de fevereiro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Criador explica ao público como usar o invento (Divulgação)

O estudante do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, Guilherme Vieira, foi premiado com uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com isso, o estudante terá a oportunidade de continuar desenvolvendo o Sistema Inteligente de Comunicação Assistiva (Sica), durante o ano de 2024, com o apoio do professor orientador da Sala Maker, Flávio Gilberto.
Durante o ano de 2023, o projeto foi criado e desenvolvido pelos alunos Guilherme Vieira, Ícaro Ruan e Taylor Gabriel, na Sala Maker do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa. A apresentação de dois protótipos de Tecnologias Assistivas na Mostra Nacional de Robótica ocorreu em outubro de 2023, na Bahia, e foi essencial para a conquista da premiação.
Diante do recebimento de apenas uma bolsa de iniciação científica, os alunos decidiram, em comum acordo com o professor Flávio Gilberto, que Guilherme dará continuidade à pesquisa. Os protótipos receberam o nome de Sica, diante da possibilidade de interação das pessoas com limitações na mobilidade, auxiliando no processo de acessibilidade e autonomia.
O sistema pode ser adaptado a várias situações dosf usuários, além de contar com baixo custo. Os sensores instalados em óculos são programados para perceber os movimentos oculares, converter em códigos de programação e acionar palavras pré-gravadas em pequenos altofalantes, ajudando na interação de pessoas tetraplégicas ou com capacidade motora reduzida.
Com as pesquisas, os alunos descobriram palavras importantes para os usuários durante a rotina. A partir disso, o dispositivo é capaz de armazenar dezenas de palavras, podendo ser adaptado a novos sensores de baixo custo, para aprimorar o desempenho.
Os projetos foram avaliados pelos professores por meio de notas, e o Sica recebeu como premiação uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq, com vigência no ano de 2024 para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto. Após a finalização do ciclo, haverá a apresentação das melhorias na Mostra Nacional de Robótica de 2024, em Goiás.
Com a premiação, Guilherme Vieira realizará novas pesquisas e metodologias para evoluir o projeto de tecnologias assistivas, com a possibilidade de ir além da comunicação e interação. Isso proporcionará o controle de aparelhos eletrônicos residenciais automáticos por meio de sensores, aumentando a capacidade de auxiliar no processo de acessibilidade e autonomia dos usuários.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade