Quinta, 18 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Aracaju lança aplicativo SOS Maria da Penha


Publicado em 09 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


A Prefeitura de Aracaju avança, mais uma vez, no conjunto de ações de combate à violência contra a mulher na capital. Nesta sexta-feira, 8, Dia Internacional das Mulheres, o prefeito Edvaldo Nogueira lançou o aplicativo SOS Maria da Penha – ferramenta disponível para os sistemas IOS e Android – que amplia a capacidade de monitoramento das mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha (PMP), da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que integram a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec). A novidade, desenvolvida em parceria com a empresa de tecnologia 3Tecnos, proporciona praticidade e facilidade às mulheres em situação de risco para o acionamento dos guardiões, além de fornecer informações à equipe da PMP sobre a localização da vítima, acompanhamento em tempo real do percurso das viaturas por parte da mulher que aciona uma ocorrência, redução do tempo-resposta e potencialização da ação preventiva.
De acordo com o secretário da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado, agregar os benefícios proporcionados pela tecnologia às ações que já são colocadas em prática pela Prefeitura, através da GMA, para proteger as mulheres vítimas de violência doméstica e que são atendidas pela PMP é uma medida que garante ainda mais segurança para essa população. Ainda segundo ele, a ferramenta vai permitir também uma ampliação no número de mulheres assistidas pelo município, uma vez que a facilidade de instalação, manuseio e acionamento em casos de agressão é dinâmica e fácil.
“Hoje a Prefeitura de Aracaju deu um passo muito importante para o enfrentamento à violência contra as mulheres. Não só daquelas que a PMP já faz um monitoramento 24h, mas também para outras mulheres que queiram baixar o aplicativo e utilizá-lo, principalmente quando estiverem em situação de perigo. Através do SOS Maria da Penha, o tempo-resposta das nossas equipes será reduzido, além de dispor para os guardas as condições de saber a localização exata onde está sendo solicitado o atendimento. A perspectiva é que tenhamos uma ampliação do número de assistidas. É mais um passo importante para os trabalho da PMP, mas também para todas as mulheres de Aracaju. Agora contamos com uma ferramenta de segurança com relação a qualquer tipo de agressão que o homem possa causar contra as mulheres”, conta.
Além do aplicativo disponível para as mulheres terem a disposição no aparelho celular para casos de necessidade, o App do Agente, uma ferramenta semelhante também estará disponível para os guardiões da PMP que atuam nas ocorrências, que conta com recursos como: apoio imediato em situações críticas; atendimento a ocorrências; registro detalhado e preciso das ocorrências; visualização de dados da ocorrência (vítima, agressor e etc); interface para visualizar e priorizar ocorrências; rastreamento em tempo real; comunicação via chat; gerenciamento de escalas, audiências e visitas; determinação da rota ideal para atendimento da demanda; e visualização de avisos e alertas.
“Esse aplicativo foi feito com a Guarda, que participou de toda a dinâmica, e é voltado para a segurança das mulheres, esse foi o nosso principal propósito desde o início. É um aplicativo simples de se usar, tanto para as mulheres já assistidas pela patrulha Maria da Penha, como aquelas que não são assistidas. Ele dá voz e segurança às mulheres, pois tem os guardiões, que são aquelas pessoas mais próximas à elas que poderão ser cadastrados como contatos de emergência, a quem poderão pedir ajuda. As que já são assistidas pela Prefeitura, terão avisos e alertas para quando o agressor estiver se aproximando e isso dará uma segurança maior à elas. Criamos ainda recursos para empoderá-las, com podcasts que abordam assuntos sobre temas voltado ao combate à violência, um canal diretamente com a GMA, onde poderão enviar vídeos, áudios, fotos para poder compor denúncias”, pontua Rogério Cardoso, sócio-administrador da 3Tecnos.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade