Terça, 12 De Novembro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Arquivo Público de Sergipe comemora 101 anos de trabalho de preservação da história do estado


Publicado em 16 de outubro de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O Arquivo Público de Sergipe tem sua origem na Seção de Arquivo da Biblioteca Pública Provincial, criada em 1848. No Governo de Maurício Graccho Cardoso, em 1923, foi criado o Arquivo Público do Estado. Foto: Maria Odília

Institucionalizado pela Lei n° 845, de 15 de outubro de 1923, o Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes) comemora seus 101 anos de salvaguarda da história do povo sergipano. Para marcar essa data especial, foi realizada uma vasta programação na manhã desta terça-feira (15), no auditório do Apes, com apresentação cultural, homenagens, lançamentos e uma conferência com a professora Roberta Rosa.
Com o papel de guardar e preservar documentos importantes sobre a história do estado, o Arquivo Público do Estado de Sergipe carrega em seus arquivos a sergipanidade, desde toda a documentação que marca a Emancipação Política de Sergipe até documentos doados a partir de pesquisas realizadas por nomes como Beatriz Góes Dantas, Gumercindo Bessa, Ibarê Dantas, entre outros pesquisadores que deixaram seu nome na história de Sergipe.
“A nossa principal função realmente é dar acesso a essa informação; é fazer com que as pessoas tenham acesso a isso. Então, a gente cuida para preservar, a fim de que a sociedade sergipana sempre possa ter acesso a esse material e possa cada vez mais conhecer”, explica a diretora do Apes, professora Sayonara Santana.
Durante a programação, ocorreu a entrega do Diploma de Reconhecimento às Boas Práticas em Prol da Preservação da Memória em Sergipe, que homenageou diversas figuras que contribuíram com a preservação do Apes. Dentre eles está Aglaé D’Ávila Fontes, considerada uma personalidade importante na cultura sergipana por meio de seus trabalhos.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade