Fabiano Oliveira foi o criador do Pré-Caju
ASBT suspende o Pré-Caju e anuncia uma festa fechada
Publicado em 14 de novembro de 2014
Por Jornal Do Dia
Kátia Azevedo
katiaazevedo@jornaldodiase.com.br
Depois de 23 anos de existência, o Pré-Caju não será realizado no ano que vem. A informação foi confirmada ontem pela Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT) que anunciou que a prévia carnavalesca passará por reformulação em 2016.
Para o ano que vem, a ASBT está preparando outro evento similar, o Fest Verão, que será realizado na Arena de Eventos, no bairro Coroa do Meio, em uma área privada. O evento será realizado no período de 23 e 24 de janeiro de 2015, com 20 atrações, 14 bandas e DJs.
A ASBT também está concluindo a programação da festa Sergipe Spirit, que será realizada no dia 12 de dezembro, data até então prevista para o ensaio geral do Pré-Caju.
Em nota de esclarecimento divulgada ontem, os organizadores do evento definiram a suspensão do Pré-Caju como uma decisão "dura, triste e sofrida, mas responsável".
Segundo informações de Fabiano Oliveira, idealizador do Pré-Caju, a festa foi suspensa por causa de dificuldades financeiras que impediram de manter a estrutura do evento de anos anteriores.
"É público e notório que o país atravessa dificuldades uma crise que afeta todos os setores e o estado de Sergipe faz parte deste contexto e nós sentimos diretamente esse reflexo. Temos que ter sensibilidade, responsabilidade e pé no chão. Entendemos este momento é difícil e a compreensão e a união são as palavras de ordem. Temos que ter cautela. O governador e o prefeito se colocaram à disposição. Estamos adiando o Pré-caju e nossa dias 23 e 24 vamos fazer o Fest Verão, com grandes bandas. Vamos divulgar para que a gente possa movimentar os pacotes turísticos que já foram vendidos para os turistas que estavam programados para vim para o Pré-Caju", informou Fabiano Oliveira.
Ao confirmar o cancelamento da prévia carnavalesca, Fabiano Oliveira declarou que não há mais intenção de promover o evento em áreas públicas e que a ASBT está procurando um espaço privado com o apoio de empresas.
Sobre a participação de recursos públicos na realização da festa, o empresário explicou que o Pré-Caju era realizado através do sistema de Participação Pública Privada, com patrocínio do poder público na contratação direta de trios e arquibancadas para viabilizar o evento para a chamada "pipoca", pessoas que participavam da folia sem pagar a ASBT.
De acordo com Fabiano Oliveira, há quatro anos a prévia não contava com o dinheiro do Ministério do Turismo, recurso que é alvo de ação por parte do Tribunal de Contas da União que pede a devolução de verbas aplicadas na festa.
O Pré-Caju, considerado uma das maiores prévias carnavalescas do país, chegou a reunir cerca de de 300 mil pessoas por cada noite de evento.
O Pré-Caju começou em 1992, chegando a ter sete dias de festa em algumas edições e se tornou uma grande prévia do carnaval de Salvador reunindo cerca de 300 mil pessoas por noite de Sergipe e de outros estados para desfiles de blocos puxados por grandes artistas da música baiana como a banda Asa de Águia, Chiclete, Ivete Sangalo e Claudia Leite. As vendas de ingresso para o Fest Verão, que substituirá o Pré-Caju, ainda serão definidas nos próximos dias pela Augustu’s Produções.