Domingo, 23 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Asfalto tem rigoroso controle de qualidade


Publicado em 17 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Unidade de produção de asfalto da Emurb

Quem um dia já presenciou uma operação de tapa buraco nas vias da cidade não imagina o rigoroso controle de qualidade que a Prefeitura de Aracaju realiza para garantir que o asfalto aplicado obedeça às normas nacionais de pavimentação. Todos os dias, técnicos da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) asseguram, do início da elaboração da massa asfáltica até a sua aplicação, esse padrão de qualidade, estabelecido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O controle de qualidade começa na própria elaboração da massa asfáltica, que é realizada na unidade de produção da empresa, localizada no Km 4 da Rodovia João Bebe Água, no município de São Cristóvão. Na Usina de asfalto são produzidas de 70 a 100 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) por dia, de segunda a sábado, de acordo com a necessidade.

Equipes itinerantes com cerca de 40 profissionais, divididos em grupos de em média sete funcionários atendem as demandas de várias comunidades, recuperando pontos danificados do pavimento e garantindo segurança e conforto para os condutores de veículos. São utilizadas cerca de 100 toneladas de asfalto diariamente nesse serviço.

Teste prévio – De acordo com o diretor de operações da Emurb, engenheiro Alberto Nascimento, o asfalto produzido pela empresa segue as normas nacionais do DNIT. "Na usinagem da massa asfáltica, obedecemos ao padrão do tipo faixa C, que é um conjunto de normas específicas para assegurar a qualidade das rodovias federais. Todos os dias é feito um ensaio pelo laboratório da usina para garantir à qualidade do CBUQ", destaca o engenheiro.

A aplicação da massa asfáltica também segue um rigoroso controle de qualidade. Inicialmente, os profissionais fazem a limpeza do local com varrição e retirada de materiais soltos. Em seguida, é feita a pintura de ligação, para somente depois realizar a aplicação do asfalto a uma temperatura de 140 ºC. O processo é concluído com a compactação com rolo compressor. Para garantir o padrão de qualidade, são utilizadas máquinas como o rastilho, uma espécie de pá que serve para aplanar o asfalto, além do rolo compressor.

A unidade de produção de asfalto, além de atender a PMA também presta serviços a outras empresas e prefeituras. O lucro obtido nos contratos é revertido para obras executadas pela administração municipal. "A Emurb é contratada para repor asfalto em obras de outros órgãos. Para que iniciemos o serviço, aguardamos a liberação do canteiro pelo contratante. Contudo para que seja executado com qualidade, é preciso que o local seja entregue com 100% de compactação do solo e com umidade ótima, que é a umidade ideal para fazer este tipo de trabalho", explica Alberto Nascimento.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade