Domingo, 14 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Assaltantes de bancos de Aracaju presos no Ceará


Avatar

Publicado em 08 de maio de 2013
Por Jornal Do Dia


A dupla é acusado de ter comandado assaltos em Aracaju

Gabriel Damásio
[email protected]

Estão presos os dois últimos integrantes da quadrilha que assaltou, no início de abril, as agências do Banco do Estado de Sergipe (Banese) na Avenida Simeão Sobral (zona norte) e do Banco Itaú na Avenida Hermes Fontes (zona sul). O cearense Abimael da Silva Borges, o ‘Mael’, 24 anos, e o sergipano Joseph Stuart Santana, 39, foram capturados na noite do último sábado em Aquiraz (CE), região metropolitana de Fortaleza, após uma operação conjunta de policiais sergipanos e cearenses. Os dois acusados, cujas prisões preventivas foram decretadas pela Justiça sergipana, foram trazidos para Aracaju na madrugada de ontem e serão apresentados hoje, às 8h, na sede do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope).

Segundo informações preliminares divulgadas pela Polícia Militar, "Mael" e Stuart foram localizados na semana passada por investigadores da Divisão de Inteligência Policial (Dipol), que apontaram a casa onde eles estavam localizados, em um bairro conhecido como Prainha. Duas equipes do Cope e do COE (Comando de Operações Especiais) foram até lá, apoiados por policiais da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria de Segurança Pública do Ceará, incluindo o próprio delegado-geral da Polícia Civil cearense, Luiz Carlos Dantas. A casa foi invadida após várias horas de campana, e não houve reação. Armas não foram encontradas, mas os agentes apreenderam luvas, roupas camufladas do Exército e um colete balístico, que eram usados nos assaltos.

Joseph e Abimael eram investigados por assaltos contra carros-fortes, bancos, joalherias e lojas de eletrodomésticos da Grande Fortaleza. Um dos últimos crimes aconteceu no dia 29 de abril em Maranguape (CE), quando os dois procurados e outros comparsas roubaram um malote com R$ 200 mil que abasteceria os caixas eletrônicos da agência local do Banco do Nordeste (BNB). O dinheiro foi tomado na porta da agência, quando os criminosos armados cercaram um carro-forte. As imagens do circuito interno de TV do banco mostram Abimael rendendo um dos vigilantes da agência, enquanto os comparsas tomam outras pessoas como reféns.

De acordo com a PM, esta foi a mesma dinâmica do assalto ocorrido ao Banese do bairro Santo Antônio, em 4 de abril, onde os dois detidos no Ceará acusados também renderam os vigilantes do carro-forte e recolheram o dinheiro. Eles eram procurados desde a prisão dos outros dois participantes dos assaltos de Aracaju: um adolescente de 16 anos, que dirigia os veículos usados nos assaltos, e o pai dele, o presidiário Dalmo dos Santos Souza, 38 anos, que dava cobertura aos comparsas usando uma metralhadora calibre 40 extraviada da Delegacia Plantonista (Centro). A prisão de pai e filho aconteceu em 10 de abril em uma casa alugada no bairro Getúlio Vargas (zona central), na qual foram encontradas a metralhadora, um revólver, três pistolas, três carros e R$ 7 mil levados do Banese.

Stuart é conhecido da polícia sergipana desde 1999 e já foi preso por crimes como roubo e posse ilegal de armas, além de já ter fugido da Delegacia Regional de Lagarto (Centro-Sul) e do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão (Grande Aracaju). Em março de 2006, ele foi detido na zona sul de Aracaju com outros quatro acusados de roubos a bancos e caixas eletrônicos. "Mael", por sua vez, foi preso pela polícia sergipana em agosto de 2007, quando integrava uma quadrilha responsável por crimes de pistolagem, roubo e tráfico de drogas nos estados de Sergipe, Alagoas e Ceará. Na época, a gangue era liderada por José Carlos Pereira, o "Carlinhos Arapiraca", e um de seus crimes foi o assalto à uma agência do Banco do Brasil no bairro Parangaba, em Fortaleza, onde dois cabos da Polícia Militar cearense foram mortos a tiros. (com informações do Diário do Nordeste)

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade