Sexta, 19 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade

Atividades no Museu da Gente Sergipana celebram aniversário de Aracaju


Avatar

Publicado em 13 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, (Divulgação)

O Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, realizará programação especial pelos 169 anos de Aracaju, comemorado no dia 17 de março. A partir desta terça (12), terão início ações educativas e exposição sobre a temática da mudança da capital e no dia 16 será realizada mais uma edição do Projeto Arrudiar, comemorando um ano de sua existência.
Desta terça até o dia 22 de março, sempre de terça a sexta, às 10h, 11h, 14h e 14h30, na instalação Midiateca, será realizada a ação educativa ‘História presente: a data da semana’. Através da arte da contação de histórias, a atividade tem como objetivo abordar de forma lúdica o tema da Transferência da Capital da Província de Sergipe, da antiga São Cristóvão para o Povoado de Santo Antônio do Aracaju, em 17 de março de 1855.
Já no espaço Nossas Coisinhas, será realizada a atividade ‘Roteiro de Aracaju’, com o intuito de estimular o reconhecimento dos pontos turísticos importantes da cidade de Aracaju, num formato de Jogo da Memória.
A ação educativa é voltada para escolas pré-agendadas e para o público espontâneo em geral sem necessidade de inscrição prévia.
Exposição – Em parceria com o Arquivo Público de Sergipe, o Museu da Gente Sergipana receberá até o dia 31 de março, a exposição ‘Revelando os bastidores da mudança da capital. Com curadoria da Diretora do Arquivo Público do Estado de Sergipe, Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana, a mostra é composta por documentos escritos do século XIX e fotografias de Aracaju, já no século XX. Esses registros fornecem pistas e informações que revelam, a partir da leitura, compreensão e interpretação histórica, aspectos importantes desta data.
A exposição poderá ser visitada no horário de funcionamento do museu, de terça a domingo, das 10h às 15h. O acesso é gratuito.

Projeto Arrudiar – No próximo sábado (16), acontecerá mais uma edição do Projeto Arrudiar, que este mês celebra aniversário de um ano. Com o tema ‘São Cristóvão antes e depois da transferência da capital’, a edição desse mês levará o público ao município de São Cristóvão. A saída será às 13h, do Museu da Gente Sergipana, e o retorno está marcado para as 18h.As inscrições acontecerão na próxima quinta-feira, 14.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade Publicidade