**PUBLICIDADE
Publicidade

Bruno Berle lança ‘No Reino dos Afetos 2’


Avatar

Publicado em 09 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O cantor alagoano Bruno Berle abraça o desejo do encontro com a profunda beleza da vida e com o irreprimível ao apresentar o álbum No Reino dos Afetos 2, que chega como continuação do elogiado No Reino dos Afetos (2022). Em uma ode ao amor nas suas mais diversas formas, Bruno expande seu universo musical e entrega aos ouvintes uma atmosfera minimalista, esculpida por novos ritmos, compassos e arranjos conduzidos por sua visão criativa. O disco será disponibilizado no dia 5 de abril (ouça aqui) pelos selos Coala Records (Brasil), Far Out Recordings (Reino Unido) e PsychicHotline (EUA).
Nascido em Alagoas, hoje radicado em São Paulo, Bruno é um músico de andanças, cujas experiências e conexões se estendem por todo o mundo. E sua arte reflete essas vivências. Seus temas e narrativas conseguem transportar o ouvinte para lugares rodeados por natureza, ao mesmo tempo em que capturam a agitação e a grandiosidade de uma cidade cosmopolita, evocando paisagens cinematográficas. As letras traçam um percurso poético que passa por Carolina de Jesus, Solano Trindade, Walt Whitman e Khalil Gibran, oferecendo uma experiência que transcende fronteiras geográficas. Sua arte representa as raízes que o guiam, assim como o seu olhar para o futuro e a criação de algo verdadeiramente seu.
No Reino dos Afetos 2 tem a música preta e nordestina como protagonista. O artista apresenta uma fusão de sonoridades com líricas poderosas e delicadas, em uma perspectiva única sobre o amor. Bruno tece melodias, harmonias e poéticas afrobrasileiras, unidas às características da música pop contemporânea internacional; criando uma narrativa sobre a jornada de sentimentos que é estar com alguém que se ama, mas ter que se despedir.
“Te amar eterno” inicia essa história de coração aberto. A segunda música, “New hit”, traz um R&B envolvente e urbano, marca registrada de sua parceria com Batata Boy. Em “Margem do céu” o artista pega emprestado as bases da música de Domenico Lancellotti, para ampliar a poética do som e dar uma nova forma a ela. Na sequência, vem a instrumental “Sonho”, faixa que traz uma ambiência onírica e representa uma noite de calmaria. A voz e o piano traduzem um momento de carinho em “É só você chegar”, uma das primeiras canções escritas por Berle, que também fala sobre o céu azul sem fim de Maceió. “O azul de Maceió é o azul mais bonito do mundo. Não é à toa que a música do Djavan fala do nosso azul. Não dá para negar, é muito forte. Não consigo afastar da minha música”, conta Bruno.
“Acorda e vem” inicia uma segunda história no trabalho, em que um casal afastado retoma forças para recuperar o antigo amor. Em “Love Comes Back” (única faixa em inglês do disco), Bruno incorpora suas referências e identidade ao regravar a canção de Arthur Russel. “Senti que gostaria de ouvir a música com mais R&B e groove”, relembra Berle. Voz, violão e uma singela chuva aparecem em “Quando Penso”, um momento de lembrança do amor. “Dizer Adeus” (ouça aqui) e “Tirolirole” (ouça aqui), lançadas previamente, completam a tracklist do álbum. “Você acorda, pega a estrada, segue sua vida e lembra que foi tudo bonito, que ainda ama a pessoa apesar da distância, e que vai ficar tudo bem. Esse amor é poderoso, é forte e tá tudo certo”, finaliza Bruno.
O resultado é uma obra que manifesta os signos das esferas nordestinas, pretas e periféricas de Bruno Berle, essas que são menos óbvias para sua cena artística. No Reino Dos Afetos 2 flutua no romantismo, impulsionado pela simplicidade, intimidade, leveza e sensibilidade de Bruno.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade