Sexta, 21 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Caminhoneiros recebem orientações sobre DSTs


Publicado em 27 de julho de 2012
Por Jornal Do Dia


Almir Santana dá orientações a caminhoneiros

Em homenagem ao dia do motorista, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras e a empresa Vale do Rio Doce, realizou diversas ações educativas nesta quarta-feira, no município de Laranjeiras.

Na área próxima à ponte de Pedra Branca, principal local de concentração dos motoristas que percorrem a BR 101 em Sergipe, foi realizada uma campanha educativa. Na ação, foram distribuídos preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante. Os motoristas foram orientados sobre os riscos da prática do sexo sem camisinha. A equipe de saúde do município aplicou vacinas contra a Hepatite B e contra o Tétano.

O gerente do programa de DST/Aids da SES, o médico Almir Santana, realizou  uma palestra no auditório do Porto de Sergipe, dirigida aos caminhoneiros que transportam cargas para o porto situado no município da Barra dos Coqueiros. Cerca de 80 motoristas participaram do evento.

"Destacamos o aumento dos casos de Aids em profissionais do sexo que trabalham nas rodovias, o aumento dos casos de sífilis congênita,principalmente, devido à não participação dos homens no pré-natal e destacamos, também, a importância da vacinação  contra a Hepatite B,doença considerada sexualmente transmissível", disse Almir Santana.

Vulnerabilidade – Por passar longos períodos fora de casa, os caminhoneiros têm se tornado mais vulneráveis em contrair a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. É comum encontrar, entre os profissionais, relatos sobre algum colega que tenha contraído Aids ou tenha morrido com a doença transmitida sexualmente.

"Existem diversos fatores que colocam os caminhoneiros dentro de um grupo vulnerável à doenças. Compartilhar as viagens ao lado da esposa ainda é uma raridade entre os que aventuram a vida nas rodovias do país. Garotas de programa e travestis que trabalham na estrada revelam que a maioria dos caminhoneiros não quer usar camisinha", afirmou Almir Santana.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade