Domingo, 14 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Casos de covid-19 aumentam no estado nos últimos dias


Avatar

Publicado em 13 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Milton Alves Júnior
 
Um levantamento realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) indica que o estado de Sergipe registrou nos últimos 15 dias um aumento de 900% na taxa de positividade em amostras de Covid-19. Entre a primeira quinzena de agosto e a primeira de novembro, o laboratório recebeu cerca de 400 amostras para análise; desse total, cinco foram positivos. Já entre a última semana de novembro e a última sexta-feira, 08 de dezembro, o índice de notificação positiva para a doença disparou. Conforme contabilizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), desde o início da pandemia foram 363.822 casos e 6.539 mortes pela doença em todos os 75 municípios; Aracaju é a cidade com maior índice.
O boletim usado como base os dados teve como referência a semana epidemiológica 38 (de 17 a 23 de setembro). Neste período, 44,2% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no país foram provocados pela covid-19. Entre os óbitos, a covid respondia por 77,5%. Segundo o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, é preciso que as pessoas regularizem o respectivo calendário de vacinação.
“Nas últimas duas semanas, o aumento foi de cerca 900% na taxa de positividade. O que eram cinco positivos, agora são cerca de 50. O aumento é representativo porque está levando as pessoas para as unidades de saúde. Queremos que as pessoas estejam vacinadas para que a doença não se propague. Graças ao efeito da vacina, hoje nós temos controle, com baixo índice de pessoas com quadro clínico grave em virtude da doença. É preciso que as pessoas ainda sem as doses de reforço busquem os postos de vacinação e imunizem-se”, destacou o gestor. No início desta semana, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), revelou que as crianças seguem com baixa taxa de vacinação.
No público de 5 a 11 anos, 62.091 deveriam procurar a primeira dose, mas apenas 53.590 o fizeram. A situação é mais crítica no reforço, onde apenas 16.645 receberam a dose esperada de 43.093. No grupo de adolescentes de 12 a 17 anos, a discrepância é evidente: 71.756 estão aptos para receber o imunizante, mas apenas 10.782 foram vacinados. Gratuita, a vacinação segue disponível em postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para toda a população, sendo que quatro unidades dispõem de horário estendido – até as 18h. Nos shoppings localizados na capital sergipana, os pontos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, para pessoas a partir dos 5 anos de idade.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade