Reunião do Comitê Técnico-Científico na noite de quinta-feira (Arthuro Paganini/Supec)
Casos de covid-19 se multiplicam no estado e ocupação de leitos aumenta
Publicado em 29 de janeiro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves
Um estudo percentual realizado pelo JORNAL DO DIA identificou que entre os dias 1º de janeiro e a noite da última quinta-feira (27), o estado de Sergipe registrou um aumento real de 12.725% no indicativo de pessoas testando positivo para a covid-19. No boletim pandêmico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no primeiro dia deste ano foi revelado que 08 sergipanos haviam recebido o diagnóstico reagente para a doença; 26 dias depois esse quantitativo saltou para 1.026.
Na sexta-feira (28) foram 1.864 novos casos com três óbitos. No acumulado deste ano, já são 10.550 pessoas com teste positivo. Nesse mesmo período o governo do estado oficializou a morte de 27 pacientes vítimas da doença.
A taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também segue evoluindo. Hoje, 17 leitos estão ocupados em unidades administradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto na rede particular são 25. Em termos percentuais, são 25,45%, e 46%, respectivamente. Quanto aos leitos de enfermaria, são 12 na rede pública, e mais 39 em unidades particulares; 25%, e 19%, respectivamente. Indicativos expressivos, que geram preocupação junto aos gestores públicos e membros do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), mas inferiores em grande escala se comparado ao mesmo período do ano passado, quando menos de 0,5% dos sergipanos haviam recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19.
Alerta – Desde o início da pandemia, 287.212 contribuintes sergipanos foram diagnosticados com a doença; quanto ao registro de mortes, foram 6.081 óbitos. É possível que esse quantitativo geral tenha apresentado evolução nas últimas 24h. Os números não foram acrescentados neste estudo percentual, em decorrência de a SES ter programado a atualização dos dados para a noite de ontem, quando esta reportagem já havia sido concluída. Em conversa com o JD, o pesquisador e coordenador da Força Tarefa Covid-19 em Sergipe, Lysandro Borges, caso a população não busque de intensificar as ações de prevenção à doença, é possível que até a primeira semana de março o número de pessoas testando positivo para a covid ultrapasse diariamente a casa dos 3.000.
O especialista também integra o Comitê Técnico-Científico e é professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Diante dos registros preocupantes, ações administrativas estão sendo adotadas a fim de minimizar o cenário pandêmico. Na última quinta-feira a direção da UFS decidiu retornar à fase 2 do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais, por meio da publicação da Portaria Nº 86/2022/GR. Ou seja, o Ensino Híbrido Emergencial (EHE) e os calendários acadêmicos atuais estão mantidos, com início das atividades para a próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro. A mudança vai se concentrar, principalmente, na ocupação máxima dos espaços: de 80 para 50%. Na manhã de ontem foi a vez de o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) deliberar pelo retorno da rotatividade de servidores.
Governo – Por parte do Poder Executivo Estadual, é esperado que também na próxima segunda-feira o governador Belivaldo Chagas se manifeste – por meio de decreto estadual -, as novas medidas para a realização de eventos e do carnaval. Por enquanto, segue estabelecido que eventos de lazer coletivos, a exemplo de shows, blocos, micaretas e similares, respeitem a capacidade máxima de 5.000 pessoas em ambientes externos, e até 3.000 pessoas em ambientes internos. Enquanto os casos não apresentam baixa, e medidas consideradas mais rígidas pelos governos municipais e estadual não são deliberadas, unidades básicas de saúde e clínicas pertencentes à rede particular começam a anunciar a escassez de testes rápidos e do tipo RT-PCR para SARS-CoV-2.