Segunda, 15 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Chuvas e ventos fortes deixam Sergipe em estado de alerta


Avatar

Publicado em 22 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Segundo a Defesa Civil, no povoado Mussuípe chuvas de granizo causaRAM danos, inclusive com seis casas que desabaram (Divulgação)

Sergipe está em estado de alerta por conta das chuvas e ventos que atingem os municípios desde terça-feira (19). Na última quarta-feira (20), equipes do Governo do Estado estiveram, em Neópolis, no Baixo São Francisco, a fim de monitorar os estragos causados pela chuva de granizo, além de fornecer apoio aos moradores da região. A ação faz parte de um plano de contingência, que tem a participação de órgãos estaduais como a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Corpo de Bombeiros, Samu 192 Sergipe, Defesa Civil Estadual, além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi).
Na oportunidade, a secretária de Estado da Assistência e Cidadania (Seasc), Érica Mitidieri, informou que os órgãos estaduais permanecem em alerta e à disposição no intuito de fornecer assistência às vítimas que foram afetadas. “Nossa orientação é de assistir à população de forma imediata, por isso, realizamos essa ação junto aos nossos técnicos da Secretaria de Estado da Assistência Social e dos demais órgãos estaduais envolvidos. Verificamos a situação dos moradores e foram entregues colchões e mantimentos. Também discutimos ações de acolhimento com a prefeitura, para atender às famílias atingidas. Reforçamos que os ventos fortes prosseguem pelas próximas 24 horas e todos os órgãos estaduais continuam em alerta, com as equipes à disposição para atender à população. Em caso de emergência, ligue 193”, disse. 
O município ficou sem energia elétrica. Ontem, equipes da Energisa tentavam o restabelecimento do serviço.
 
Situação – Segundo o superintendente Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), tenente-coronel Luciano Queiroz, desde o ocorrido, as equipes estão atuando na assistência às vítimas. “Desde a segunda-feira, encaminhamos os alertas às coordenadorias municipais de Defesa Civil. Infelizmente, ocorreu pontualmente aqui em Neópolis, no povoado Mussuípe, no qual foi detectado chuvas de granizo, causando danos em várias casas, inclusive, seis casas vieram a desabar.  Com isso, os moradores ficaram alojados na própria comunidade. Estamos desde cedo junto à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, fazendo o levantamento das pessoas que foram afetadas para que a gente possa trazer o benefício de ajuda humanitária nesse primeiro momento”, declarou. 
Para o líder comunitário Givaldo dos Santos, morador de Neópolis, a maior preocupação no momento é fornecer cobertura para as casas atingidas com a chuva de granizo.  “A situação é muito triste. Hoje a gente está precisando de cobertura das casas, que foram afetadas pela chuva de granizo”, informou.   
 
Instabilidade – De acordo com a meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Wanda Tathyana de Castro, a aproximação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) está favorecendo a formação de áreas de instabilidade no estado de Sergipe e em outras regiões. Tais condições ocasionaram precipitações intensas no estado desde a terça-feira, 19, até esta quinta-feira, 21, com possibilidade de o acumulado de chuva variar entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Já os ventos intensos podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora.
A Gerência de Meteorologia e Mudança do Clima da Semac orienta a população sobre os riscos associados ao fenômeno, já que as condições atuais são favoráveis para a ocorrência de rajadas de ventos, raios, chuva de granizo, trovoadas e descargas elétricas.
**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade