Terça, 23 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Chuvas e ventos fortes devem atingir o estado, alerta meteorologia


Avatar

Publicado em 20 de dezembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


A COBERTURA DO PALCO QUE A PREFEITURA MONTA PARA O REVÉILLON FOI ARRASTADA(Redes sociais

Um boletim foi emitido nesta terça-feira (19), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), sobre a probabilidade de chuvas intensas atingirem o estado de Sergipe nas próximas horas. O alerta já está em vigência e segue até o início da tarde desta quarta-feira, 20.
De acordo com a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro, a aproximação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) está favorecendo a formação de áreas de instabilidade no estado de Sergipe e em outras regiões. “Percebe-se que nos médios e altos níveis da atmosfera o VCAN está bem configurado (intenso) e a atmosfera está apresentando bastante umidade devido à apresentação do sistema meteorológico e das águas mais aquecidas do Oceano Atlântico Sul”, explica.
Tais condições devem influenciar na possibilidade de chuvas mais volumosas no estado. “A Oscilação Madden-Julian está ativa, favorecendo a atividade convectiva, podendo ocasionar precipitações intensas no estado de Sergipe, iniciando às 13h40 desta terça-feira, 19, até 13h40 de quarta-feira, 20, com possibilidade de o acumulado de chuva variar entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Os ventos intensos podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora”, detalhou Wanda Tathyana.
Conforme análise da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas, a ocorrência de chuvas pode gerar acumulados expressivos para Sergipe, apresentando baixos riscos em rodovias de alagamentos e deslizamentos de encostas, de transbordamento de pequenos córregos e riachos. Há também baixo risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado. É preciso atenção para a possibilidade de descargas elétricas. “Seguiremos monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento”, acrescentou a meteorologista.
Roda-gigante – Devido ao alerta emitido pela Semac)sobre a possibilidade de ventos e chuvas intensas atingirem o estado de Sergipe nas próximas horas, o Governo do Estado informa a suspensão temporária do funcionamento da roda-gigante na Vila do Natal Iluminado, na Orla da Atalaia, a partir desta terça-feira, 19. A decisão visa manter a segurança do público que frequenta o atrativo.
A suspensão durará até a quarta-feira (20), como previsto pelo alerta meteorológico para duração do fenômeno no estado. O prazo poderá ser estendido, caso um novo alerta meteorológico seja emitido.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade