Chuvas provocam inundações e derrubam árvores. Foto: Divulgação/PMA
Chuvas e ventos fortes provocam alagamentos e derrubam árvores
Publicado em 24 de março de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Com a previsão de mau tempo até a noite desta sexta-feira (25), equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual e Municipal, além de profissionais da Saúde pública, seguem em alerta para possíveis ocorrências envolvendo danos provocados por chuvas intensas e, ou, fortes rajadas de vento. Um levantamento realizado pelo Centro de Meteorologia de Sergipe – órgão ligado à Superintendência Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma) -, indicou que durante a madrugada e início da manhã de ontem foi possível se deparar com volume de água da chuva atingindo 50 mm. Este registro mais intenso foi identificado na região do Robalo, na zona Sul de Aracaju.
Já na zona Norte, 30 mm foram contabilizados no bairro Industrial, onde profissionais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) foram encaminhados com a missão de remover duas árvores que caíram em via pública. Conforme o JORNAL DO DIA vem destacando desde a semana passada, a expectativa por parte de meteorologistas é que a presença de tempos nublados se tornem mais comuns a partir desta última quinzena de março. De acordo com o meteorologista Overland Amaral, o início do outono tradicionalmente apresenta mudanças climáticas, as quais podem ser observadas não apenas em Aracaju e nas demais cidades litorâneas, mas de igual forma em todas as regiões de Sergipe.
Por ser a estação que antecede o inverno – período com maior volume de águas da chuva no ano -, é esperada uma queda gradativa na temperatura e nos impactos causados pelas fortes ondas de calor registradas entre os dias 21 de dezembro do ano passado, e o último dia 20 de março, período em que o Brasil vivenciou o Verão 2022. Na tentativa de minimizar acidentes, com base nos estudos apresentados pelo próprio Centro de Meteorologia de Sergipe, a Defesa Civil Municipal disparou sinais de alerta para contribuintes cadastrados gratuitamente no serviço de notificação. A previsão é que apenas a partir do sábado pela manhã seja possível se deparar com um tempo predominantemente firme, com baixo indicativo de chuvas isoladas na capital sergipana.
Em caso de acidentes ou riscos, os órgãos de segurança pública solicitam que os sergipanos entrem em contato com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) 190. Situações de emergência podem ser informadas também pelo telefone 193. O setor de emergência da Defesa Civil Municipal informou ao JORNAL DO DIA que funciona todos os dias, com escalas que se revezam 24h; o telefone para contato é: 199. (Milton Alves Júnior)