Monique Oliveira
moniqueoliveira@jornaldodiase.com.br
As chuvas dos últimos dias não estão sendo suficientes para amenizar a seca do Alto e Médio Sertão. Para José Ailton dos Santos, coordenador do MST do território do Médio Sertão, é necessário que chova no máximo três meses seguidos para resolver a situação dos sertanejos.
Ele contou que as águas estão dando apenas para molhar a terra para daqui a três semanas ter pasto e os poucos animais que restam na região possam se alimentar. "Estamos torcendo para que as chuvas continuem e daqui a 15 dias possamos ter pastagem. Mas se for como prevê a meteorologia, que só vai chover até o dia 10, em três semanas toda a situação subumana que os sertanejos estão vivendo volta".
Ailton relatou que as chuvas que tem caído não estão dando nem para armazenar a água. "Nessa região inúmeros animais morreram de fome e sede. Só o meu vizinho perdeu mais de 15 cabeças de gado", contou o agricultor.
Previsão – As previsões meteorológicas do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh) não são nada animadoras para os sertanejos. De acordo com o meteorologista Overland Amaral, as chuvas que tem caído no estado estão dentro da média para o litoral e abaixo para as regiões do semiárido, agreste e sertão.
A média climática para o mês de abril deveria ser de 80 milímetros, mas até o momento foi alcançada uma média de 60 milímetros. "No aspecto de armazenamento está abaixo, ou seja, é pouca água. Vai continuar chovendo, mas com oscilações negativas, e isso quer dizer que as chuvas vão diminuindo", frisou Overland, acrescentando que as chuvas devem permanecer até o dia 10 de maio e suspender por um período de oito dias provocando estiagem.
"A previsão é que de agora até junho as chuvas se mantenham abaixo da média esperada, diante da irregularidade climatológica desse ano marcada pela pior seca dos últimos 50 anos, mas essas condições climáticas vão ser reavaliadas nos dias 23 e 24 na sede da Semarh com a participação de outros órgãos meteorológicos", frisou.
Neste sábado, dia 27, o início da manhã será de tempo encoberto e com possibilidade de chuvas leves nos litorais do Estado, Norte e Sul, e ainda em toda a Grande Aracaju. Durante o período da tarde o tempo ficará nublado, com ocorrência de chuvas leves durante período da noite e da madrugada.
Já no dia 28, domingo pela manhã, o tempo deverá ser parcialmente nublado e com chuvas em grande parte do Estado. Segundo destacou Overland Amaral, as precipitações deverão ocorrer com maior intensidade na região da Bacia do São Francisco (da Foz até o Alto Sertão), e Litoral Norte.
No domingo à tarde, o tempo deverá ser parcialmente nublado em todo o Estado, ficando o período da noite nublado em todas as regiões. A segunda-feira, dia 29 de abril, tem previsão para chuvas isoladas em toda região.


