Sábado, 20 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Cinco municípios já são atendidos por carros-pipas


Avatar

Publicado em 07 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Os carros-pipas estão atendendo famílias em cinco municípios (Divulgação)

Milton Alves Júnior

Cinco municípios sergipanos estão recebendo distribuição de água via carro-pipa em decorrência da forte estiagem que permanece gerando vulnerabilidade para mais de seis mil pessoas. De acordo com a Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec), a operação estava sendo procedida nas cidades de Nossa Senhora da Glória e Poço Verde; na manhã da última terça-feira (5), mais três municípios em situação de emergência no cronograma de abastecimento de água potável: Porto da Folha, Pinhão e Monte Alegre de Sergipe. A oferta paliativa deste serviço acontece por tempo indeterminado. A expectativa é que a partir do próximo mês, com a aproximação do inverno, o cenário de dificuldade possa ser superado.
Desde o mês de novembro do ano passado o JORNAL DO DIA vem destacando o impacto histórico em que os oito estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil estão enfrentando com a seca. Conforme apurado pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao governo federal, somente no Nordeste são mais de 1,8 milhão de pessoas moradoras do Nordeste seguem enfrentando situação crítica de vulnerabilidade em virtude da estiagem. Levando em consideração os registros de volume de chuva – em milímetros -, de toda a sua base histórica, que teve início em 1980, os estados de Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Bahia e Sergipe enfrentam o pior cenário.
Em decorrência desta constatação, neste período a Supdec já atendeu cerca de 65 mil pessoas em dez municípios de quatro regiões sergipanas [Alto Sertão, Médio Sertão, Agreste e Centro-sul]; trabalho amparado por 36 caminhões-pipa. Os casos mais alarmantes foram encontrados nas cidades de Canindé do São Francisco e Poço Redondo, mas também em Nossa Senhora Aparecida, Poço Verde, Frei Paulo, Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Porto da Folha, São Miguel do Aleixo, Monte Alegre de Sergipe, Tobias Barreto, Carira e Graccho Cardoso. O verão deste ano acaba no próximo dia 20 de março. A partir deste momento o índice de chuvas começa a apresentar elevação natural devido a aproximação do inverno.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade