Coluna | Tribuna 03-03
Publicado em 03 de março de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Homenagens
A deputada federal Yandra Moura (UB-SE) encontrou nos meios digitais uma forma de homenagear mulheres que fizeram história, foram ou são exemplos nas mais diversas áreas de atuação. A parlamentar usará suas redes sociais, principalmente, o Instagram, para destacar a força dessas mulheres.
Exemplos
Nomes como Maria do Carmo Alves, Amorosa, Ofenísia Freire, Aglae Fontes de Alencar, Zefa da Guia e tantas outras aparecerão na foto do perfil e em postagens especiais da deputada Yandra Moura.
Inspiração
“Resolvi homenagear algumas das muitas mulheres que inspiram a todas nós com suas histórias de superação, quebra de paradigmas e liderança”, explicou Yandra. Ela disse ainda que a intenção é compartilhar com seus seguidores, além da imagem, a trajetória destas mulheres.
Frente
A deputada está trabalhando a formação da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da Mulher, a qual será presidente e terá como vice-presidente a deputada federal e procuradora da Mulher, Maria Rosas (Republicanos-SP). O lançamento da frente ocorrerá na no dia 29 de março, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
Medalha
A Assembleia Legislativa realizará sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e entrega da Medalha Deputada Quintina Diniz a mulheres que comandam prefeituras sergipanas. Será no dia 8 de março, às 11 horas, no plenário.
Relação
As homenageadas serão Alba dos Santos Nascimento (São Francisco), Aline dos Santos Vasconcelos (Poço Redondo), Esmeralda Mara Silva Cruz (Carmópolis), Francecleide Lima Santos Souza (Pedrinhas), Gilzete Dioniza de Matos (Gararu), Hilda Rollemberg Ribeiro (Lagarto).
E mais
Completam a lista Jeane de Jesus Barreto (Nossa Senhora Aparecida), Layana Soares da Costa (Cedro de São João), Luana Michele de Oliveira Silva Cacho (Nossa Senhora da Glória), Maria Clara Prado Ribeiro Rollemberg (Divina Pastora), Manuela Almeida Martins (Pacatuba) e Simone Andrade Farias Silva (Riachão do Dantas).
Reajuste
A Assembleia aprovou ontem projetos concedendo reajuste salarial aos servidores do Ministério Público e do Tribunal de Justiça de Sergipe. Beneficiam também promotores, procuradores, juízes e desembargadores.
Executivo
O governador Fábio Mitidieri disse que pretende encaminhar até o início de abril projeto concedendo reajuste para os servidores do executivo.
Benefício
Os deputados estaduais também aprovaram o projeto de Lei nº 14/2023 de autoria do Poder Executivo, que beneficiará pessoas com HIV/Aids. O PL tem o objetivo de atender às necessidades alimentares e nutricionais da população assistida.
De volta
O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede), retornou aos trabalhos depois de 10 dias afastado para assumir a prefeitura de Aracaju, devido às férias do prefeito Edvaldo Nogueira. A solenidade de troca de cargos aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (2) em ato na sala da presidência da CMA.
Parceria
Na oportunidade, o prefeito Edvaldo Nogueira enfatizou estar feliz com a parceria do Poder Executivo com o Legislativo. “Aqui eu conheci e entendi a cidade. Digo sempre, todo político deveria passar pela Câmara dos Vereadores, para poder alçar outros voos. Aqui é o mandato que tem contato com a sociedade,” afirmou o prefeito.
Missa
No próximo domingo (5), será celebrada uma Missa de 30 dias em memória do ex-vereador Américo de Deus. A cerimônia acontece às 19h, na Paróquia Santa Teresa D’Ávila, localizada na Rua Lourival Emílio Prata, S/N, Praça das Mães, bairro Aeroporto.
Educação
A vereadora Professora Ângela Melo (PT) teve, na tarde da última quarta-feira (1) uma audiência com o secretário municipal de Educação, Ricardo Nascimento Abreu, em que discutiu um conjunto de questões relacionadas à rede pública de educação de Aracaju.
Filas
Sobre as matrículas on-line, a professora cobrou uma ação efetiva da SEMED. “Foram tiradas as filas das portas das escolas e transferidas para as lan houses, gerando grande transtorno para a população que não tem acesso a recursos digitais”, criticou.
Lua
A CCTECA Galileu Galilei e a Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe promoverão a primeira observação com telescópios de 2023. O evento ocorrerá neste sábado (4), das 18h às 20h30, na área externa da unidade gerida pela Secretaria Municipal da Educação, no Parque da Sementeira, no bairro Jardins.
Bolsa
O senador Rogério Carvalho (PT/SE) participou, nesta quinta-feira (2) da cerimônia de assinatura da Medida Provisória (MP) que estabelece o retorno do Bolsa Família. O evento ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília.
Transição
Para o senador Rogério, a retomada do Bolsa Família representa “mais um passo do Governo Lula para combater a fome no Brasil”. Ele também lembrou que a MP foi viabilizada pela chamada PEC da Transição. “Hoje é um dia histórico para as famílias brasileiras, graças à PEC da Transição, que ajudamos a aprovar no Congresso”, ressaltou.
Eternizado
Rogério Carvalho destacou, também, que irá se dedicar ativamente para que “este programa tão importante no combate à fome em nosso país” seja eternizado. “No Senado, vamos nos empenhar fortemente para que todas as medidas para que esse programa se eternize sejam aprovadas e, assim, acabarmos definitivamente com a fome e a miséria no Brasil”, garantiu.
Abuso nos preços
A tragédia em São Sebastião tirou a vida de 65 pessoas e deixou outras 2,4 mil desabrigadas. Sem acesso a moradia, a alimentos, roupas ou itens de higiene pessoal, as vítimas tiveram que lidar com mais uma dificuldade: o aumento abusivo dos preços de itens básicos, como água mineral. Para banir a prática, o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) protocolou o PL 618/23, que criminaliza a elevação do preço de produtos e serviços, sem justa causa, por ocasião de calamidade pública. A pena prevista é de reclusão de dois a cinco anos, mais multa.
A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor e a Lei que tipifica crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo para vedar e punir o aumento abusivo de preços de produtos e serviços por ocasião de calamidade pública, endemias e pandemias, de modo a proteger os cidadãos afetados e desestimular condutas semelhantes por parte de fornecedores de bens e serviços.
O projeto é fruto de iniciativa conjunta dos parlamentares do Gabinete Compartilhado e também foi protocolada na Câmara dos Deputados, assinada pelos deputados Tabata Amaral (PSB/SP), Amom Mandel (CIDADANIA/AM), Duda Salabert (PDT/MG), Pedro Campos (PSB/PE), Duarte Jr. (PSB/MA) e Camila Jara (PT/MS).