Sexta, 23 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Coluna | Tribuna 09-08


Avatar

Publicado em 09 de agosto de 2023
Por Jornal Do Dia Se


André Moura
A Procuradoria-Geral da República propôs um acordo de não-persecução penal com o ex-deputado federal André Moura (União-SE). O STF aceitou o acordo na última segunda-feira, 07, e o acórdão deve ser publicado nos próximos dias. A partir dessa movimentação, o processo é finalizado e André Moura se torna elegível novamente.

Razão
O acordo de não-persecução penal vale para crimes sem violência e com pena baixa. Nesses casos, o Ministério Público entende que a proposta seria suficiente para reprimir as irregularidades das quais o réu é acusado. André havia sido condenado a oito anos de prisão em regime inicialmente fechado, por crimes de peculato e desvio de recursos da prefeitura de Pirambú.

Denúncias
O processo se originou por conta de denúncias feitas pelo ex-prefeito de Pirambu, Juarez Santos, afirmando que André teria pressionado a disponibilizar recursos do município, como motoristas da prefeitura, linhas telefônicas e servidores.

João Alves
Durante Sessão Plenária desta terça-feira (8), o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Garibalde Mendonça (PDT), solicitou ao Poder Executivo a produção e instalação de um busto em homenagem ao ex-governador do Estado de Sergipe, João Alves Filho, na Orla de Atalaia, zona Sul de Aracaju.

Orla
João Alves Filho foi um Engenheiro Civil e político de amplo destaque; prefeito de Aracaju por dois mandatos; ministro do Interior no Governo Sarney; e governador de Sergipe por três oportunidades. Entre as obras criadas em suas gestões está a Orla de Atalaia e a ponte que interliga os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros.

Razão
Garibalde disse que a indicação é apenas relacionada à Orla de Atalaia, porque existe uma orla antes ,e depois de João Alves Filho. Todos nós sabemos que o ex-governador foi o mentor de todo aquele projeto da nossa orla. “Peço ao governador Fábio Mitidieri (PSD) que seja feita uma homenagem, pois não existe nada que represente ao menos que seja colocado um busto ou uma estátua”, completou.

Saúde
O Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) encaminhou nesta terça-feira (8) ofícios para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Secretaria de Estado da Administração (SEAD) solicitando uma reunião em caráter de urgência para tratar sobre a proposta de reajuste salarial no percentual de 10%.

Fundação
O Sintasa explica que ao reajuste seria para servbidoresdas fundações gerenciada pela SES (Fundação Hospitalar de Saúde, Fundação Estadual de Saúde e Fundação Parreiras Horta), Acordo Coletivo de Trabalho da FHS, Piso Nacional da Enfermagem e da possibilidade de

Leite
Agentes de desenvolvimento e produtores de leite de Sergipe participaram do 10 º Semiárido Show, realizado em Petrolina (PE). A iniciativa foi do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), que agrupou equipes de Sergipe e Pernambuco. “O BNB levou coordenadores do programa e produtores dos dois estados, para aprender e compartilhar experiências em palestras e dias de campo”, disse o agente de desenvolvimento Davi Lobato.

Inovação
O Semiárido Show é uma feira de inovação tecnológica com foco para agricultura familiar na região, organizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento divulgou informações e novidades sobre tecnologia na área rural, desenvolvidas pela organizadora e instituições parceiras.

Emprego
O governo do estado fará o lançamento do programa ‘Primeiro Emprego’ no dia 21 de agosto. É a maior promessa do governador Fábio Mitidieri durante a campanha eleitoral. Ontem se reuniu com secretários, e professores da UFS e IFS para ajustar o programa

Planos
Durante discurso na sessão plenária desta terça-feira (8), o deputado Ibrain de Valmir (PV), ressaltou a indignação de famílias que pagam Planos de Saúde em Sergipe, e que não estão conseguindo atendimentos. O deputado avisou que protocolou um Projeto de Lei vedando a interrupção de tratamentos às crianças com microcefalia.

Urbanismo
A participação no evento “Aspectos socioambientales en Programas de Mejoramiento de Barrios Taller de trabajo para países del Cono Sur”, realizado no Uruguai, possibilitou aos técnicos da Prefeitura de Aracaju conhecer projetos realizados em outros países que também são financiados com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de maneira a trocar experiências e compartilhar aprendizados.

Perimetral
A equipe da área social, junto à coordenação geral do Programa de Requalificação Urbana da Zona Oeste de Aracaju, apresentou o processo de reassentamento da Avenida Primetral com foco no deslocamento econômica da etapa 4 da obra.

Cobrança dobrada
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) fez uma grave denúncia em relação ao Ipes. O parlamentar levou para a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (8)o caso de uma cobrança feita para agendar uma consulta médica através do plano.
Na semana passada, uma paciente entrou em contato com o hospital para fazer o agendamento; contudo, recebeu a informação de que teria que desembolsar o valor de R$ 90 para ser atendida utilizando o Ipes. A conversa que comprova a cobrança foi encaminhada para o deputado.
“É um absurdo que a pessoa pague a sua contribuição ao Ipes todos os meses e, na hora de uma necessidade, se depare com uma cobrança indevida para poder agendar uma simples consulta. Ter que pagar R$ 90 em espécie para ser atendido. Isso não existe”, afirmou Georgeo.
Essa não é a primeira vez que o parlamentar apresenta uma denúncia desse tipo, levando o caso, inclusive, para a diretoria do Ipes. Georgeo cobrou explicações sobre essa nova denúncia e solicitou que a entidade tome providências acerca dessa irregularidade.
“Faremos uma representação ao próprio presidente do Ipes para que ele possa cobrar da clínica e prestar esclarecimentos a este Parlamento, porque é uma postura inadmissível fazer esse tipo de cobrança. Estamos atentos e vamos cobrar para que esses casos não aconteçam mais”, garantiu.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade